ALINE MONTEIRO
Salas e cozinhas em uma mesma proposta, quartos e closets convivendo em harmonia. Sim, a integração de ambientes está em alta e o alerta vem de quem entende do assunto. Especialistas da cidade explicam que integrar é sinônimo de aproveitamento de espaço, sensação de amplitude e ainda a possibilidade de proporcionar a convivência mútua dos usuários de uma residência, sem interferir ou prejudicar na privacidade de cada um.
Segundo Elon Pfeiffer Flores, integrar espaços é hoje uma “realidade”. O arquiteto explica que essa integração “pode influenciar inclusive na iluminação natural, que é beneficiada com a amplitude conquistada com a solução”. Outras vantagens apontadas pelo profissional estão relacionadas à limpeza, uma vez que fica mais fácil limpar duas propostas incluídas em um mesmo ambiente.
Em projeto de sua autoria, a inovação e ousadia demonstram que as possibilidades vão muito além do óbvio. O profissional integrou salas, cozinha e até mesmo a garagem. O resultado? Uma casa ampla e visualmente surpreendente. A dica para o sucesso e para a manutenção da identidade de cada espaço é “investir em iluminação, revestimentos e até estilos e cores diferenciados, pois assim cada espaço terá a sua característica”, pontua.
Para os quartos a dica é de Gislaine Garonce, que destaca a integração como ponto forte de seus projetos. A profissional com destacada atuação em Brasília ensina que a sensação de amplitude pode ser potencializada por cores claras e uso de espelhos e que tecidos e decorativos especiais são essenciais para a sensação de conforto que o ambiente merece.
Inspire-se na nossa seleção de ambientes integrados:
Fonte: Divulgação