Há dois anos, o empresário Guilherme Cunha Costa inaugurava o Rubaiyat de Brasília. No Brasil, foi o primeiro inaugurado fora de São Paulo, onde o restaurante nasceu, em 1957, fundado pelo imigrante espanhol Belarmino Fernandez Iglesias. Em constante crescimento, o restaurante abriu filiais no Rio de Janeiro, Madrid, México e Chile, além dos estabelecimentos na capital federal e em São Paulo.
Guilherme Cunha Costa é advogado e entrou no ramo dos restaurantes por ter vontade de diversificar e trazer um empreendimento significativo e de alto padrão para Brasília. O sucesso foi tamanho, que a filial da capital é a segunda mais rentável entre as unidades. O retorno positivo se deve a qualidade do serviço prestado aos clientes, a gastronomia de alto padrão e ao ambiente bem localizado, que possui uma decoração rústica e sofisticada.
Com quase 60 anos, a marca Rubaiyat é consolidada e sinônimo de qualidade. Em 2012, a empresa vendeu 70% da rede para o fundo de investimentos Mercapital e foi importante para acelerar o seu crescimento. Segundo Guilherme, a transação foi importante para fortalecer a internacionalização do grupo.
Confira abaixo a entrevista completa:
– Como o Rubaiyat surgiu?
Guilherme Cunha Costa: Surgiu de uma vontade de empreender em Brasília, criando um negócio alternativo à minha atividade e que pudesse ser uma marca de qualidade a fim de atender o exigente público de Brasília.
– Qual o diferencial do restaurante?
Guilherme Cunha Costa: O restaurante é uma marca consolidada há quase 60 anos e foca na qualidade de seus produtos, atendimento e ambiente e que reúne em Brasília várias características de suas diversas casas, atendendo tanto famílias como corporativos.
– Como você entrou no ramo dos restaurantes?
Guilherme Cunha Costa: Pela vontade de diversificar e fazer algo que fosse realmente importante e significativo para a cidade que eu nasci.
– Como vocês conseguiram manter o restaurante no mercado por tantos anos e em constante expansão?
Guilherme Cunha Costa: Focando no cliente, sem abrir mão da qualidade, sempre antenados nas novidades necessárias no setor como o de restaurantes.
– Por que vocês decidiram vender 70% do controle do Grupo Rubaiyat ao fundo de investimentos espanhol Mercapital?
Guilherme Cunha Costa: Para que pudéssemos fazer a expansão e fortalecer a internacionalização do grupo, de forma profissional e estruturada.
– O Rubaiyat tem restaurantes em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Madrid e México, e em 2015 será inaugurado no Chile. Tem planos de expandir para outros países?
Guilherme Cunha Costa: Foi a primeira etapa de expansão apenas, pretendemos abrir mais uma ou duas casas, mas nosso foco no momento é consolidar as novas casas.
– Quais são os planos do Rubaiyat Brasília para 2015?
Guilherme Cunha Costa: Estruturar a sala de eventos para receber grupos maiores, reforma da varanda lateral que será transformada em lounges e espaço de eventos e fazer a cobertura definitiva na varanda frontal.
Fonte: Divulgação | Fotos: Felipe Menezes