Adair Oliveira
O arrasta-pé que acontece, hoje (24), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília), pelo projeto Nordeste na Vitrola, é uma oportunidade para conhecer as particularidades do forró e as temáticas ligadas ao cotidiano do Nordeste. O evento começa às 20h, na praça central do CCBB, com um bate-papo mediado pelo jornalista Rosualdo Rodrigues. A cada quarta-feira, um músico convidado conta suas experiências acerca deste universo musical tão representativo.
“O objetivo do Nordeste na Vitrola é estimular o interesse, o respeito e a admiração do público pela música nordestina e pelo vasto gênero musical do forró”, conta o idealizador do projeto, o produtor Cacai Nunes. O convidado desta noite é Cláudio da Rabeca. No dia 22 de julho, Anastácia, e 29 de julho, Marcos Farias. Após o debate, tem início o baile do Forró de Vitrola, a partir das 21h. E quem comanda as pick-ups é Nunes, cujo setlist inclui baião, xaxado, rojão, mazurca, rancheira, entre outros estilos musicais próximos ao forró.
De acordo com Rosualdo, o evento proporciona ao público ter contato com os artistas desse gênero musical que conduzem suas carreiras há décadas, longe da mídia, mas com público certo, como o músico Edson Duarte, convidado da quarta-feira passada. Além de receber os visitantes com boa conversa e música de qualidade, o local é decorado com temas juninos e a alimentação é por conta dos food trucks. E há também uma pequena feirinha com tradicionais colecionadores comercializando vinis.
“A primeira noite, dia 17 de junho, teve um ótimo público. E não só em quantidade. Foi um público atento, que se encantou com as histórias de Edson Duarte. Ele é um showman, uma mistura de Jackson do Pandeiro com Genival Lacerda. Eu soltava uma deixa e ele dava o show”, conta Rosualdo, que divide a autoria do livro O fole roncou! Uma história do forró com o jornalista Carlos Marcelo.
Idealizador do Forró de Vitrola, que está na sua 68ª edição, Cacai Nunes atua como pesquisador da música brasileira. No ano de 2010, realizou o projeto Um Brasil de Viola, no qual registrou a vivência de viola em nove estados brasileiros. Parte deste material em áudio e vídeo está disponível no site acervoorigens.com.
SERVIÇO
Nordeste na Vitrola
Quando: Quarta-feira, a partir das 20h (dias 17 e 24/06 e 22 e 29/07)
Onde: Praça Central do CCBB Brasília – Centro Cultural Banco do Brasil (SCES Trecho 2)
Quanto: Gratuito
Classificação: 14 anos
Informações: 3108-7600