Adair Oliveira

O arrasta-pé que acontece, hoje (24), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília), pelo projeto Nordeste na Vitrola, é uma oportunidade para conhecer as particularidades do forró e as temáticas ligadas ao cotidiano do Nordeste. O evento começa às 20h, na praça central do CCBB, com um bate-papo mediado pelo jornalista Rosualdo Rodrigues. A cada quarta-feira, um músico convidado conta suas experiências acerca deste universo musical tão representativo.

“O objetivo do Nordeste na Vitrola é estimular o interesse, o respeito e a admiração do público pela música nordestina e pelo vasto gênero musical do forró”, conta o idealizador do projeto, o produtor Cacai Nunes. O convidado desta noite é Cláudio da Rabeca. No dia 22 de julho, Anastácia, e 29 de julho, Marcos Farias. Após o debate, tem início o baile do Forró de Vitrola, a partir das 21h. E quem comanda as pick-ups é Nunes, cujo setlist inclui baião, xaxado, rojão, mazurca, rancheira, entre outros estilos musicais próximos ao forró.

Rosualdo Rodrigues e o músico Edson Duarte, primeiro convidado do evento

Rosualdo Rodrigues e o músico Edson Duarte, primeiro convidado do evento

De acordo com Rosualdo, o evento proporciona ao público ter contato com os artistas desse gênero musical que conduzem suas carreiras há décadas, longe da mídia, mas com público certo, como o músico Edson Duarte, convidado da quarta-feira passada. Além de receber os visitantes com boa conversa e música de qualidade, o local é decorado com temas juninos e a alimentação é por conta dos food trucks. E há também uma pequena feirinha com tradicionais colecionadores comercializando vinis.

“A primeira noite, dia 17 de junho, teve um ótimo público. E não só em quantidade. Foi um público atento, que se encantou com as histórias de Edson Duarte. Ele é um showman, uma mistura de Jackson do Pandeiro com Genival Lacerda. Eu soltava uma deixa e ele dava o show”, conta Rosualdo, que divide a autoria do livro O fole roncou! Uma história do forró com o jornalista Carlos Marcelo.

O público pode também adquirir vinis

O público pode também adquirir vinis em uma feirinha montada no local

Idealizador do Forró de Vitrola, que está na sua 68ª edição, Cacai Nunes atua como pesquisador da música brasileira. No ano de 2010, realizou o projeto Um Brasil de Viola, no qual registrou a vivência de viola em nove estados brasileiros. Parte deste material em áudio e vídeo está disponível no site acervoorigens.com.

SERVIÇO
Nordeste na Vitrola
Quando: Quarta-feira, a partir das 20h (dias 17 e 24/06 e 22 e 29/07)
Onde: Praça Central do CCBB Brasília – Centro Cultural Banco do Brasil (SCES Trecho 2)
Quanto: Gratuito
Classificação: 14 anos
Informações: 3108-7600