Muito cinza, canos aparentes, revestimentos cimentícios e originalidade. O estilo industrial está em alta por sua beleza e personalidade, características que garantem ambientes amplos, cheios de estilo e diferenciados, mas também muito confortáveis e funcionais. Arquitetos e designers da cidade garantem que a proposta é ousar sem limitar a imaginação, mas de forma planejada para evitar o tão temido espaço poluído. Em apartamentos, lofts e escritórios, o estilo pode compor todos os ambientes. De salas a quartos, cozinhas a banheiros. Entre as características mais comuns dessa tendência que chegou para ficar estão o uso de cores mais fechadas e bem definidas e ainda a falta de acabamentos. Isso mesmo. Sabe aquele gesso usado para “esconder” as instalações elétricas? Agora ele pode não ser mais necessário.
Gabriela De Rossi, arquiteta, destaca que há quem goste e quem odeie a proposta e que o ideal é “buscar sempre o que o usuário do espaço aprecia, sem impor modismos”. A profissional ressalta ainda que o estilo pode vir de forma predominante nos espaços, mas pode também compor com outros, como clássico, em uma mistura surpreendente de características.
Sócia-proprietária do escritório 1:1 arquitetura:design, a arquiteta Lilian Glayna assina, ao lado de Eduardo Sáinz, propostas mundialmente reconhecidas e que tem o estilo industrial em evidência. A arquiteta ressalta que “o trabalho desenvolvido pelo escritório é muito conceitual” e por isso ousar é sempre a palavra-chave. “Estamos em Brasília, lugar que por ventura é um dos mais propícios para poder trabalhar em arquitetura conceito, seguindo a herança dos traços de Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Burlemarx, Athos Bulcão”, ressaltam os profissionais.
Escrito por: Aline Monteiro