O Brasil sempre demonstrou a sua vocação social. Mas nunca esteve tão em evidência quanto agora. São projetos e organizações que mobilizam todos os cantos do país, com doações de tempo, dinheiro e talento de colaboradores anônimos. Do dia 21 a 28 de agosto, por exemplo, é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Durante esses dias, executivos, empresários, pessoas simples do povo, enfim, representantes de todas as classes sociais são sensibilizados para o fato de que temos de contribuir na luta pela cidadania.
O chef Dudu Camargo é um dos empresários que há 19 anos oferece almoço em homenagem à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. E este ano não poderia ser diferente, no dia 23 de agosto, prepara um churrasco junto a APAE-DF – organização não-governamental, sem fins lucrativos, que promove a educação profissional e o encaminhamento de pessoas com deficiência mental para o mercado de trabalho – para 450 pessoas entre aprendizes, professores e instrutores.
Os voluntários são peças-chave no desenvolvimento e sobrevivência das organizações não-governamentais. “Muitas vezes as pessoas confundem, pensam que para ser voluntário há a necessidade de só doar dinheiro. Mas não é bem assim, os esforços e o trabalho são muito bem-vindos”, ensina o chef Dudu Camargo.
Atualmente, a APAE/DF beneficia cerca de 730 pessoas entre profissionais com deficiência acompanhados no mercado de trabalho e aprendizes ainda em formação nas oficinas da entidade. Além de sua sede, localizada em Brasília, a Associação possui outras unidades de atendimento em Ceilândia, Sobradinho e Guará.
SERVIÇO
APAE-DF
SHCN 711/911 Conjunto E – Brasília/DF
www.apaedf.org.br
Grupo Dudu Camargo
www.duducamargo.com.br
Créditos: Divulgação