Ambientes comerciais, sejam eles escritórios ou lojas, estão no hall da arquitetura e planejamento de interiores que ganha uma atenção crescente na atualidade. A consciência dos benefícios e até mesmo da necessidades de um bom planejamento tem resultado em projetos únicos e personalizados, feitos para atender a demanda específica de cada espaço e usuário.
Segundo especialistas, oferecer um ambiente agradável e especial para os momentos de trabalho resulta em segurança, mais saúde e, como consequência, em melhores resultados dentro de uma empresa. Da iluminação à disponibilidade de materiais e mobiliário, tudo deve ser considerado para proporcionar um ambiente saudável, produtivo e sempre confortável.
DICAS:
PROJETO PARA CONSULTÓRIOS – As cores utilizadas em consultórios devem transmitir sensações específicas de paz e tranquilidade, para tornar o ambiente aconchegante e relaxante ao seu usuário. Outra dica é investir em mobilidade e segurança, uma vez que o trânsito de pessoas costuma ser intenso. Outros detalhes como televisão acessível e música ambiente também são pontos considerados por especialistas;
PROJETO PARA ESCRITÓRIO – Pensar na iluminação planejada, na ergonomia do mobiliário e na circulação do espaço. Esses são pontos essenciais de observação, uma vez que a iluminação pode prejudicar o usuário do local; a má circulação implica em acidentes e poluição visual e a ergonomia é indispensável para o bom rendimento do funcionário;
PROJETO PARA LOJAS – A iluminação vai valorizar o espaço e também interferir nas peças expostas, principalmente quando é necessário tornar o ambiente cênico pra que o usuário / cliente, possa sentir-se à vontade e incentivado. A boa circulação do espaço também deve ser observada, bem como a sensação de amplitude e integração dos espaços para evitar o isolamento.
Escrito por: Aline Monteiro | Fotos: Marcela Barreto e Edgar César