Confira as prevenções para homens e mulheres

O rastreamento do câncer engloba uma série de exames para o diagnóstico de lesões em fase pré-maligna, em pessoas que não têm nenhum sintoma, ou câncer em fase inicial. A médica oncologista clínica do Instituto Onco-Vida, Elean Lamar, explica que o rastreamento é indicado quando os métodos de diagnóstico de lesões pré-maligna e de câncer inicial é sensível, específico, acessível, seguro e provoca desconforto aceitável, e o diagnóstico destas lesões tem tratamento que impactam em aumento de sobrevida. Para saber quando é possível realizar o rastreamento do câncer a Dra. Elean Lamar destacou as orientações para homens e mulheres. Lembrando que com a realização do tratamento precoce as chances de cura são maiores. Confira:

Predisposição ao rastreamento do câncer:

· Paciente com histórico familiar de câncer.
· Mulheres com histórico de câncer de mama na família – parentes de 1º ou 2º grau, a paciente tem que iniciar o rastreio 10 anos antes do caso inicial. Exemplo: mãe com câncer de mama aos 40 anos, a filha tem iniciar o rastreamento aos 30 anos.
· Paciente com diagnósticos de Hepatite B ou C deve realizar o rastreamento para câncer de fígado.
· Paciente com queimaduras extensas precisa ser acompanhado por dermatologista, pois a região da cicatriz tem maior risco de câncer de pele.
· Paciente com diagnóstico de mutações específicas como BRCA 1 e 2, Polipose familiar, Síndrome Lynch, Anemia fanconi.

Mulheres:
· Os exames ginecológicos com coleta de material para análise das células (exame de Papanicolaou) com a finalidade de prevenção do câncer do colo uterino devem ser iniciados até três anos depois do início da vida sexual e até os 21 anos em mulheres virgens.

· Mamografias anuais, realizadas depois dos 40 anos de idade, podem ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Homens:
· Toque retal e determinação do PSA no sangue, anualmente, em homens a partir dos 50 anos para diagnóstico precoce do câncer de próstata ou a partir dos 40 anos se um parente de primeiro grau (pai e irmãos) já tiver apresentado o diagnóstico de câncer de próstata.

Homens e Mulheres:
· Tomografia computadorizada de pulmão: em mulheres e homens a partir dos 55 anos, com histórico de tabagismo, para rastreamento de câncer de pulmão.

· Colonoscopia em mulheres e homens a partir dos 50 anos, para a prevenção do câncer de intestino. Se não forem encontrados pólipos, o exame pode ser repetido depois de cinco a dez anos.

· Populações com risco mais elevado de determinado tipo de câncer precisam ser submetidas a outros métodos ou exames realizados mais precocemente. Por exemplo: endoscopia de estômago em pessoas de origem asiática, ultrassonografia de fígado em portadores de cirrose hepática, exames dermatológicos em pessoas de pele clara que apresentam muitas pintas pelo corpo, colonoscopia em idade mais precoce em pacientes com polipose do cólon.
· A maioria dos exames pode ser realizada através do SUS.

Créditos: Divulgação