A Ford afirmou que está estudando o uso do bambu, um dos materiais naturais mais resistentes do mundo, no interior de seus carros. De acordo com a marca, em breve serão lançados modelos feitos a partir de uma combinação entre o bambu e plástico. “O bambu é incrível”, disse Janet Yin, supervisora de engenharia de materiais do Centro de Pesquisa e Engenharia de Nanjing da Ford. “É forte, flexível, totalmente renovável e abundante na China e em muitas outras partes da Ásia”.
Ao longo dos últimos anos, a Ford trabalhou com fornecedores para avaliar a viabilidade da utilização da planta em interiores, fazendo peças extra fortes ao combiná-lo com plástico. A marca descobriu que o bambu alcança uma performance melhor do que outras fibras sintéticas e naturais. O materialo passou por diversos testes de resistência e impacto e foi aquecido a mais de 100 graus Celsius para garantir que pode manter sua integridade em altas temperaturas.
Enquanto o bambu ainda está sendo estudado, a Ford diz já aproveitar materiais reciclados na composição de seus carros. A empresa anunciou recentemente que está trabalhando com a produtora de tequila Jose Cuervo para explorar o uso da planta de agave no desenvolvimento de bioplásticos mais sustentáveis.
Além disso, a montadora utiliza uma planta tropical da família do algodão, chamada Kenaf, nas portas do Ford Escape; o tecido Repreve feito de garrafas de plástico no F-150; carpetes de nylon reciclado nos modelos Fusion e Mustang e espumas a base de soja no estofamento dos bancos da frota norte-americana.
Créditos: Auto Esporte