Modelo pode funcionar no modo terrestre normalmente e se adaptar para voo em menos de 3 minutos

A AeroMobil, uma empresa eslovaca de engenharia avançada, lançou uma série limitada de 500 unidades de seu carro voador que já podem ser reservadas. O AeroMobil 4.0 pode ser pré-encomendado no site pelo preço inicial de 1,2 milhões de euros (4,1 milhões de reais, na cotação atual). Dependendo das especificações, o valor ainda pode chegar até 1,5 milhôes de euros. A empresa pretendia criar um carro voador comercialmente disponível em 2017, com as primeiras entregas sendo feitas aos clientes até 2020.

O AeroMobil 4.0 é equipado com um motor 2.0 turbo de combustão interna e 4 cilindros, além de uma unidade de controle eletrônico digital totalmente autônomo (FADEC). Na estrada, a autonomia é de 700 km e a velocidade máxima alcançada é 160 km/h. A transformação para o modo voo dura menos de 3 minutos, com o motor oferecendo uma potência de 224 kW. A autonomia no ar passa a ser de 750 km, a velocidade de cruzeiro de 259 km/h e a velocidade máxima de 360 km/h.

Com as asas fechadas, o AeroMobil é movido por um sistema de tração dianteira e uma transmissão adaptativa tanto para locomoção terrestre quanto movimentação direta durante o voo. O motor também foi adaptado para alcançar uma redução significativa no peso em relação aos motores aeroespaciais tradicionais.

Atualmente, o AeroMobil 4.0 é projetado propositalmente como um veículo de luxo, mas a marca afirma que pretende expandir a clientela. A longo prazo, a estratégia é desenvolver uma série de modelos em categorias de preços diferentes para atender a todos os mercados, desde viagens pessoais até uma oferta de serviço de mobilidade.

Créditos: Revista Auto Esporte