Evento será realizado na UnB e inscrição é gratuita
A Editora Leya Alumnus relizará na sexta-feira, 19 de maio, de 8h às 12h, no auditório 3 da Faculdade de Medicina da UnB – Campus Asa Norte, o II Simpósio de Neurociências e Aprendizagem do DF. O evento marcará o lançamento do livro “A neurobiologia do aprendizado na prática”, escrito por diversos profissionais do assunto, entre eles, a psicóloga e pesquisadora na área de Neurociências e Aprendizagem, Ana Paula Rabello Chaves, que é também a organizadora da obra.
Na ocasião, os autores abordarão os temas contidos no livro, que tem como objetivo explicar ao leitor como desenvolver novas estratégias pedagógicas que favoreçam o processo ensino-aprendizagem de alunos com dificuldades, ou distúrbios, bem como desenvolver, de forma assertiva, tais estratégias para indivíduos que não apresentam dificuldades, mas que subutilizam a capacidade intelectual do cérebro.
Segundo Ana Paula, o conteúdo foi cuidadosamente selecionado e organizado por autores comprometidos com a pesquisa científica, que possuem uma relação diária e direta com a clínica e a sala de aula. “Desenvolver divulgação científica é um grande desafio para qualquer pessoa e, certamente, necessita de aprofundamento e dedicação que são características do pesquisador curioso e interessado em romper paradigmas”, afirma.
O evento é gratuito, e os interessados em participar podem fazer a inscrição no link http://neuroaprendizagem.
Confira abaixo a programação completa, que terá sessão de autógrafos e sorteio de brindes.
8h – Abertura (Apresentação do Simpósio e lançamento do livro, composição da mesa)
8h30 – 8h45 Resenha – Autora Velane Oliveira Fernandes: A neurobiologia do aprendizado, o que é e como potencializá-la
8h45 – 9h00 Resenha – Autora Maria Augusta Alves Pimenta: Neuroaprendência e (com) afetividade
9h00 – 9h15 Resenha – Autora Relcytam Lago Caribé: A neurociência na alfabetização
9h15–9h30 Resenha – Autora Ana Paula Rabello Chaves: Distúrbios/dificuldades de aprendizagem e sugestões de neuroaprendência
9h30–9h45 Resenha – Autora Renata de Moura Guedes: O transtorno desafiador de oposição e suas implicações no desenvolvimento cognitivo e comportamental do aprendente
9h45 – 10h15 Coffee Break
10h15 – 10h30 Resenha Autora: Ana Paula Rabello Chaves : A educação inclusiva sob a perspectiva da neurociência cognitiva
10h30 – 10h45 Resenha Autor: Augusto Parras Albuquerque: A neuropsicomotricidade em sala de aula
10h45 – 11h Resenha Autores: Pedro Renato de P. Brandão e Talyta Cortez Grippe: Como aprender dormindo: a influência do sono no aprendizado
11h – 11h15 Resenha Autor: Luiz Claudio Modesto Pereira: Neurociência na reabilitação neurológica em crianças após Lesão Encefálica
11h15 – 11h30 Resenha Autores: Carlos Nogueira Aucélio e Ana Carolina Caputo Aucélio: Neurociência e a música
11h30 Sessão de Autógrafos
12h00 Sorteios e Encerramento.
Créditos: Divulgação