Como separar duas salas ou áreas funcionais diferentes em casas abertas? Como separar dois ou mais espaços no interior de uma mesma área? As respostas são variadas e todas engenhosas, mas também cheias de estilo por acrescentar à funcionalidade uma boa dose de criatividade e beleza estética. Neste livro de ideias, propomos 10 soluções elegantíssimas que podem fascinar ao mesmo tempo que naturalmente cumprem o seu propósito!
Um clássico atemporal e adaptado a todos os tipos de espaço é aqui revisitado em uma chave atual e cativante. Cúmplices, a inspiração do loft e a maneira sempre mais fluida e diferente de conceber os espaços domésticos. Estamos falando das portas com design, que não apenas dividem as áreas, como também as colocam em relação por meio dos materiais, das transparências, das formas e cores. Eis um exemplo!
2. Estantes de duas faces
Uma solução fascinante e funcional para dividir dois espaços, especialmente na área social, é representada pelas estantes de duas faces, linda e utilíssima.
3. Portas deslizantes
Ideais para os ambientes mais modernos e minimalistas, as portas deslizantes são uma divisória perfeita por otimizar o espaço e implementar a elegância estética de ambas as salas que separam.
4. Painéis decorativos
5. Soluções luminosas
Por que não tentar as soluções luminosas criativas? Uma chuva de luz, por exemplo, poderia tornar incrível um open-space e, ao mesmo tempo, surtir o efeito desejado, ou seja, separar salas.
6. Móveis e paredes multifuncionais
Não é segredo que os móveis e as paredes multifuncionais constituem um recurso preciosíssimo para a casa, sobretudo as de pequenas dimensões. Esta modalidade garantirá utilidade, beleza e otimização de uma vez só!
7. Armários ou paredes com nichos
Nas casas da nova geração, racionar a metragem pode se tornar um verdadeiro mantra do projeto. Os armários planejados ou as paredes com nichos assumem então um papel essencial e bem preciso em um resultado esteticamente agradável e também prático.
8. Divisórias verdes
Também o elemento verde e natural pode ser levado em consideração como uma verdadeira e apropriada divisória dos espaços domésticos. Pensamos em um pequeno jardim vertical ou um simples painel com vasos e flores organizados despojadamente.
9. Divisória de madeira
Não subestimemos a madeira como elemento estrutural e decorativo. Aqui vemos como simples vigas podem se tornar uma grade rústica para estabelecer os limites de duas salas.
10. Biombos
Créditos: Homify