Que Ibiza, na Espanha, é sinônimo de balada + praia ninguém contesta. Todo santo dia milhares de pessoas badalam em festas diurnas que rolam em barcos em movimento e que emendam em clubes famosos como como Amnesia, Eden ou Pacha. O calendário de baladas de Ibiza não deixa mentir. Mas e se a pessoa cansou de festa e quer apenas relaxar na praia, longe de outras pessoas?
Nem é preciso ir para a vizinha, a relax Formentera. Ibiza, uma das ilhas baleares espanholas, não é pequena: imagine aí 20 vezes o território de Fernando de Noronha. A cidade de Ibiza é a capital, mas há outras quatro munícipios e nada menos que 210 quilômetros de praias, algumas bem escondidas.
Olha só:
Em San Joan
San Joan de Labritja é o menos populoso munícipio da ilha, no extremo norte, com pequenos pueblitos e um clima bem rural.
É lá que está Cala Xarraca, uma baía de águas calmas cor de turquesa relativamente movimentada e com um bom restaurante onde se pode comer peixe fresco na praia. Funciona como base para andar ou ir de caiaque até enseadas ainda mais escondidas, como Es Canaret, que parece uma praia particular mas não é.
A praia seguinte é ainda menor, S’Illot des Renclí. Talvez ainda mais linda e com um restaurante de mesmo nome onde se come uma das melhores paellas da ilha com um visual de matar.
Ali perto fica também Cala Benirrás, com um jeitão meio hippie surpreendente para Ibiza.
Em Sant Josep
São 80 quilômetros de costa no município de Sant Josep de Sa Talaia, no extremo sul, o mais extenso da ilha e, consequentemente, com praias famosas, como Ses Salines e Es Cavallet.
Para fugir de gente, vá a Cala Llentrisca, que por ser mais pedregosa e só ser acessível a pé (700 metros de caminhada rochedo abaixo) acaba afastando visitantes. Mas é linda e muitas vezes deserta. O ponto mais próximo de carro é o vilarejo de Es Cubels, onde é bom parar para comprar água e víveres, já que embaixo não há nada.
Com areia fina e belas formações rochosas, Cala Tarida é também famosa e repleta de restaurantes bacanas e beach clubs. O que nem todos sabem: há duas praias quase secretas em uma das extremidades da praia, acessíveis por uma pequena trilha à partir do restaurante Can Yucas. A segunda, Es Pujolets, é minúscula, de águas turquesa transparentes e cercada por rochas. Lugar perfeito para se curar da ressaca.
Créditos: To Go Blogs