A ideia de um túnel capaz de vencer congestionamentos é antiga, mas a Tesla optou por um caminho diferente. Em vez de ter várias pistas e deixar a responsabilidade da direção nas mãos do motorista, o projeto de túnel em execução nos arredores de Los Angeles, Califórnia, usará plataformas elétricas automáticas para levar os carros de uma ponta a outra. Por enquanto, é apenas a primeira imagem oficial, liberada no Instagram do próprio Musk. Dá apenas para ver que é um Model S no túnel de concreto.
Cada plataforma é como se fosse um enorme skate elétrico, grande o suficiente para levar até os maiores modelos da Tesla. A velocidade de deslocamento de até 200 km/h parece bem mais sedutora do que a outra opção: ficar preso nos congestionamentos monstruosos da metrópole californiana.
O projeto de Elon Musk é feito pela The Boring Company, ou companhia de perfuração. Não é apenas um trocadilho com boring (chato), uma crítica que os detratores dos carros autônomos e elétricos fazem aos projetos da Tesla. O método utiliza uma enorme tuneladora, tal como as utilizadas na construção do metrô.
Por enquanto, é apenas um túnel de testes. Ele terá pouco mais de três quilômetros de extensão e o ponto de partida fica exatamente em Hawthorne, subúrbio de Los Angeles, onde está a sede da SpaceX, companhia de exploração espacial de Musk.
Um vídeo curtinho da Boring exibe como funciona o conceito (logo abaixo). As plataformas elétricas ficam dispostas no nível da rua, no mesmo espaço das vagas. Há rampas em ambas pontas da plataforma, então você só precisa colocar o seu carro sobre ela e depois sair dirigindo no ponto de destino. A plataforma atua também como elevador e se coloca em movimento assim que é baixada no túnel.
Claro que o vídeo exibe o projeto em outra escala e toma a liberdade de mostrar um sistema inteiro de túneis. Ultrapassagens serão possíveis graças aos múltiplos trilhos e ao controle computadorizado, ou seja, não será muito diferente da gestão de uma linha férrea moderna.
Os sonhos subterrâneos de Elon Musk não terminam por aí. O bilionário sul-africano também tem o projeto do Hyperloop, um trem futurista criado pela SpaceX capaz de ultrapassar os 1.200 km/h, a velocidade do som, em um túnel sem atmosfera.
Créditos: Auto Esporte