Nasci numa família globe-trotter, viajo desde que me entendo por gente”, diz Sofía Sanchez de Betak, carinhosamente conhecida no circuito internacional da moda como Chufy, nas primeiras linhas de Travels with Chufy (www.assouline.com, US$ 50), livro que acaba de ser publicado pela editora Assouline.
Argentina de Buenos Aires, a fashionista de 32 anos se divide hoje entre Paris e Nova York, onde presta consultoria de marketing para marcas e hotéis e ainda cuida da grife batizada com seu apelido.
Entre um trabalho e outro, viaja o mundo na companhia do marido, o francês Alexandre de Betak, que comanda uma das mais importantes empresas de produção de eventos do mundo da moda.
Em seu Instagram, Sofía posta fotos sempre bem sacadas, tanto de paisagens quanto de looks, que misturam peças de grifes consagradas com outras garimpadas em suas incursões pelo globo.
A paixão por viagens chegou a virar negócio na família: a mãe, Maita, fundou há mais de 30 anos a Mai 10 Luxury Travel, agência de turismo argentina expert em organizar roteiros de luxo pela América do Sul – e que hoje comanda ao lado da filha caçula, Catalina.
No livro, Chufy, a segunda da prole de três, divide suas descobertas, que vão desde áreas mais selvagens nas savanas africanas aos segredos gastronômicos das ruas da Turquia, passando por outros destinos na Ásia, Europa, América do Norte e do Sul. Vogue elenca aqui três destaques da publicação.
CASTELORIZO, GRÉCIA
Uma das ilhas mais remotas da Grécia, Castelorizo tem forte influência cultural da Turquia, já que está a apenas 3 km da costa do país. Entre suas atrações estão as antigas inscrições rupestres e a Gruta Azul, uma das mais emblemáticas da Europa, que permite aos aventureiros se banharem em suas águas profundas.
O que comprar: os tapetes e chapéus vendidos na loja Mediterraneo (foto à esquerda), da arquiteta francesa Marie Rivalant, são uma das maravilhas do lugar.
www.mediterraneomegisti.com
MAKGADIKGADI, BOTSUANA
No centro de Makgadikgadi, uma das regiões de savana mais áridas do mundo, localizada no sul da África, está o Jack’s Camp, criado pelo explorador sul-africano Jack Bousfield em meados do século 20 – e hoje comandado pelo seu filho Ralph. No acampamento deluxe, ele recebe viajantes em sofisticadas barracas cuidadosamente decoradas com móveis e livros dos anos 40 e acompanha os hóspedes em expedições na região.
Não deixe de ver: os sítios arqueológicos intocados, com fósseis de zebras e hipopótamos gigantes já em extinção.
www.theluxurysafaricompany.com
PUGLIA, ITÁLIA
A região predominantemente agrícola produz quase metade do azeite da Itália e boa parte do vinho. Além das belas praias, outra ótima atração é o Parque Nacional Alta Murgia, que tem seis percursos distintos por dentro da mata.
Onde ficar: na pousada Masseria Potenti, de onde se vê o Mar Adriático e que ocupa uma antiga fazenda italiana, com amplos corredores que ligam o pátio aos confortáveis quartos. Os hóspedes são recebidos pela proprietária Maria Grazia di Lauro, uma legítima mamma italiana, para que se sintam em casa.
Créditos: Vogue