Na vida e na carreira profissional, assim como no trânsito, para que tudo flua bem é preciso saber qual é o ponto de partida, aonde se quer chegar, qual é o melhor percurso, quem está do seu lado, e, além de tudo isso, é preciso respeitar a sinalização.

Será que você tem percebido os vários sinais que apareceram ao longo da sua trajetória? Se, por exemplo, pensou em acelerar sua promoção para um cargo profissional mais elevado, já verificou se seu chefe tem as condições para lhe abrir de imediato esse caminho dentro da empresa? Cortes no investimento de recursos ou a redistribuição de responsabilidades de gestão podem ser alguns dos sinais desfavoráveis nesse sentido.

Mesmo quando todas as condições parecem favoráveis, é preciso seguir atento, pois as distrações podem ser fatais não só para quem acha que tem pleno comando da sua própria vida, mas também para outras pessoas, que estejam direta ou indiretamente ligadas a você – parceiros, familiares, amigos ou colegas. Acreditar que suas ações nunca impactam em outras vidas é uma forma imprudente de conduzir a si mesmo.

Quando tudo parece sossegado, algum imprevisto pode indicar a necessidade de reduzir a velocidade e ter maior cautela em seu percurso. Você pode precisar dar a preferência para outros colegas avançarem na mesma estrada, investindo menos energia em obter aquela promoção tão desejada, pois, ao mesmo tempo, alguma pessoa em sua vida pode precisar contar mais com seu apoio e orientação.

Às vezes, pode até ser necessário mudar totalmente de rumo, ou até obedecer algum sinal de “parada obrigatória” – uma demissão, por exemplo. Nesse caso, é preciso refletir de modo mais amplo para não tomar decisões precipitadas.

Você pode até decidir pegar o retorno e se reconduzir até aquele ponto onde ainda tinha consciência do que buscava em sua jornada, e, assim, se reconduzir à direção correta. Nesse sentido, conectar-se consigo mesmo é uma maneira de encontrar direção e propósito. Para isso, pode ser necessário contar com a ajuda de um copiloto, um coach, para ajudá-lo a planejar melhor seu percurso de vida e de carreira, e avançar até aonde você precisa e pode, realmente, chegar.

Adriana Lombardo

Adriana Lombardo, Master Coach, graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Projetos, Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional. Contato: http://www.adrianalombardo.com; coaching@adrianalombardo.com