Com poderes anti-inflamatórios, antioxidantes e para a imunidade, a mistura de algumas especiarias, podem ajudar na limpeza do organismo

Se você segue alguma musa fitness no Instagram ou tem aquele amigo louco por saúde e dietas, provavelmente, já ouviu falar dos shots matinais. Eles são misturas de alguns ingredientes com determinados poderes que fazem bem ao organismo. Mas será essas bebidas realmente cumprem o que prometem? As nutricionistas integrativa e esportiva funcional, Nathalia Destri e Karla Ferreira, respectivamente, desvendam alguns mitos e verdades.

Os shots matinais emagrecem?

Mito. Os shots matinais podem ser aliados a dietas de emagrecimento devido a suas funções variadas. “Alguns deles entram como estratégia antioxidante, outros anti-inflamatórias, outros para auxiliar na limpeza de bactérias ruins do intestino”, exemplifica Nathalia Destri, que atende pacientes em São Paulo e Florianópolis. Dessa forma, eles ajudam a emagrecer indiretamente, mantendo o corpo em bom funcionamento para a queima de gordura.

É importante lembrar que a perda de peso envolve uma série de outros fatores que trabalham de maneira conjunta. Dentre eles, o déficit calórico e a prática de atividades físicos são os mais básicos.

É preciso tomar todos os dias? 

Depende. Isso vai variar de acordo com o objetivo da pessoa. Por exemplo, eles podem atuar na imunidade e serem utilizados em períodos frios ou de mudanças de temperatura. Ainda assim, Karla Ferreira, de Belo Horizonte, alerta para a importância do uso diário. “O consumo diário faz parte da inclusão de hábitos de uma vida saudável. Assim como toda estratégia, eles devem ser constantes”.

Eles fazem o famoso “detox”? 

Depende. Nesse caso, o que importa é a combinação dos ingredientes. “Todo alimento que fornece os compostos que entram na desintoxiacação hepática, que é o processo de limpeza e processamento do fígado, ajudam no detox. Então, se fizermos uma combinação de alguns nutrientes, podemos melhorar o detox”, explica Destri.

Suco verde de pêssego para ganho de energia (Foto: Divulgação)
Eles aceleram o metabolismo?

Mito. Da mesma forma que os shots matinais não funcionam isoladamente para o emagrecimento, eles não atuam na aceleração do metabolismo (que é, basicamente, as calorias gastas pelo corpo para se manter vivo). “O metabolismo é uma consequência da saúde que temos, da quantidade de toxinas que temos no corpo. Então, se tomarmos shots para o bom funcionamento do organismo, eles podem ajudar também no metabolismo, mas associados a muitas outras estratégias”, esclarece Destri.

É preciso tomar em jejum?

Depende. Existem alguns modelos que podem ser ingeridos entre refeições. Mas tomar os shots em jejum é uma maneira de melhorar a absorção e limpar o organismo com mais eficiência. “O uso em jejum ou pouco antes das refeições (10 a 15 min) é recomendado visando otimizar a absorção, digestão e metabolização dos nutrientes”, recomenda Ferreira.

“Se a ideia é limpar o intestino de bactérias ruins, temos que tomar em jejum para que os ingredientes que compõem o shot ajam com as células do intestino, e não entrem em associação com vários outros alimentos, que prejudicam essa função”, completa Destri.

É preciso ter suco de limão? 

Mito. Quando o limão espremido é inserido na receita, ele traz vários benefícios. Mas há opções que variam nos ingredientes. “Devido à ação do limão (ou outra solução ácida) promover liberação de bicarbonato pelo pâncreas, gerando liberação e ativação de enzimas proteoliticas (digestivas), este ingrediente é comumente acrescido na composição dos shots, além de ser excelente fonte de vitamina C”, explica a nutricionista esportiva.

Funciona como um suplemento? 

Mito. Suplementar a alimentação é uma forma de inserir nutrientes na dieta, mas, de nenhuma forma, os shots podem suprir a quantidade necessária de vitaminas e minerais que o nosso corpo precisa. “O uso do shot não elimina a necessidade do consumo constante de frutas e vegetais. A suplementação de algum nutriente ou vitamina se faz necessária em forma de cápsulas, em alguns casos (vitamina D e ômega 3 são bons exemplos)”, esclarece Ferreira.

Limão, pimenta, cúrcuma e gengibre são alguns dos ingredientes mais utilizados (Foto: Be Pure/Reprodução)
Como preparar o melhor shot, de acordo com os meus objetivos? 

De acordo com Ferreira, vitaminas, fitoquímicos e compostos digestivos devem fazer parte da composição dos shots. Enquanto isso, Destri recomenda o uso dos seguintes ingredientes:

Limão: ajuda a excretar enzimas removerdoras de resíduos proteicos do intestino, os quais, em excesso, podem ser prejudiciais.
Cúrcuma e pimenta preta: quando combinados oferecem 300 vezes mais poder anti-inflamatório do que de forma isolada. São ótimos para prevenção de doenças, limpeza do corpo e combate ao envelhecimento.

Algumas receitas, recomendadas por Ferreira também podem te ajudar:

Shot básico anti-inflamatório:
100ml de água filtrada
Suco de um limão
1 colher de chá de gengibre ralado

Shot para imunidade:
100 ml de água filtrada
10 gotas de própolis alcoólica
Suco de um limão
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de chá de cúrcuma em pedaços pequenos
1/3 de colher  de chá de pimenta do reino em pó

Shot termogênico:
100ml de água filtrada
1 colher de chá de machá em pó
1 colher de chá de vinagre de maçã cru ou suco de 1 limão
1 colher de chá de gengibre ralado
Pitada de canela em pó

Fonte: Divulgação