Tensão arterial é o nome clinicamente dado à pressão que o sangue faz nas paredes das artérias no momento em que circula. Quanto maior for essa mesma pressão, pior é para a saúde circulatória e, por consequência, para a saúde do coração.
Os maus hábitos diários e a alimentação por excesso são dois dos fatores que mais pesam neste quadro clínico. Deste modo, mudanças na rotina e na alimentação podem ser a chave para prevenir e até mesmo para travar a hipertensão.
É possível combater a tensão arterial alta com caminhadas diárias, sendo este o exercício mais simples e fácil para todos.
O equilíbrio no consumo do sal é, claro, um dos aspectos mais importantes, mas se pensa que é difícil dizer adeus a este velho companheiro de mesa, engana-se.
De acordo com a revista “Prevention”, a toma de suplementos ricos em coenzima Q10 pode ser também eficaz na redução da pressão feita pelo sangue quando passa nas artérias. Porém, este tipo de atitude pede sempre o aconselhamento e o acompanhamento médico e não substitui, claro, um plano alimentar saudável.
Apesar de a ciência ainda não ter conseguido um consenso sobre o impacto da cafeína na pressão sanguínea, um recente estudo da Universidade de Duke sugere que o consumo de 500 mg de cafeína por dia pode estimular a pressão sanguínea. Para quem acha que mais vale prevenir do que remediar, então a solução passa por beber descafeinado, porém, há que optar pelo mais puro possível, pois algumas variedades possuem químicos e aditivos para que a cafeína seja removida.
O chá de hibisco é também uma hipótese, assim como trabalhar um pouco menos… ou organizar-se mais para sofrer menos pressão e tensão por causa do trabalho.
Créditos: Notícias ao minuto