Nada de picape enorme ou um superesportivo: na CES a Ford investe em um simpático scooter elétrico com 40 km de autonomia

O mais novo veículo elétrico com emblema da Ford foi apresentado esta semana na CES 2018, a maior feira de tecnologia dos Estados Unidos. E, pasmem, ele não é uma picape enorme ou um superesportivo de trocentos cavalos de potência. A novidade é basicamente um simpático scooter elétrico produzido já a algum tempo pela empresa californiana Ojo electric. A parceria da startup com a Ford rendeu uma linha de veículos customizados para a gigante baseada em Michigan, nos Estados Unidos. O único descuido, foi o de não criar um nome mais legal ao modelo, batizado só como “Ford OjO Commuter Scooter”.

A omissão na hora de intitulá-lo melhor pode ter a ver com o fato de a Ford não fabricá-lo, mas isso não desprestigia o esguio meio de transporte que tem preço inicial fixado em US$ 2 mil, algo como R$ 6.500, sem os impostos. O modelo abriga um motor elétrico de 500 watts, o suficiente para atingir 32 km/h de velocidade máxima. Graças a bateria de íon lítio, e uma leve estrutura de alumínio, o Ojo alcança autonomia de 40 quilômetros, mesmo levando usuários com até 135 quilos. Bom para os gordinhos!

Além dos freios a disco na frente e atrás, o veículo que se parece bastante com um patinete elétrico vem ainda com alto falantes duplos via Bluetooth, luzes de led, painel digital, assento removível (se o proprietário quiser mais espaço para a pisada na área antiderrapante), amortecedores reforçados, pneus todo terreno e chave inteligente que aciona um alarme contra furto, ao desligá-lo. Item importante se ele viesse para o Brasil.

As unidades estampadas com o símbolo oval trazem cores e listras especiais na carenagem com diferentes tons de vermelho, azul e cinza. Além de possuir carregador que pode ser plugado em uma tomada comum de 110 volts, o scooter também disponibiliza uma conexão USB para carregar celulares. O sistema de pré-venda dos Ford OjO Commuter Scooter será disponibilizado em breve no site da empresa e em alguns revendedores selecionados.

Fonte: Auto Esporte / Globo