Nutricionistas do país inteiro têm encontro marcado em Brasília, entre os dias 18 e 21 de abril, quando acontece a 25ª edição do Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O tema deste ano é: “Comida: relações de afeto, tradições e direitos”.
Ao todo, são esperados para o evento, organizado pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) e pela Associação de Nutrição do DF (ANDF), em parceria com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), mais de 3 mil participantes de todas as unidades da federação.
Pela terceira vez realizado na capital federal (1992, 1998 e 2018), o Conbran é o principal evento do setor, que deve reunir formado por estudantes, profissionais de Nutrição e interessados no ramo de alimentação.
Atrações
Este ano, vários nomes que são referência na área foram confirmados. Entre eles, destacam-se: Marcelo Macedo Rogero (SP), que falará sobre “Nutrigenômica, inflamação e obesidade”; Gustavo Duarte Pimentel (GO), cuja palestra será sobre “Estratégias nutricionais para o tratamento da sarcopenia”; Daniela Fojo Seixas Chave (SP), que abordará o tema “Polifenóis”; e Rosângela Passos Jesus (BA), que discorrerá sobre “Doença Alcóolica do Fígado”.
Outro destaque do evento é a conferência “Understanding the complexity of the obesity epidemic”, conduzida por Ana Carolina Feldenheimer da Silva (RJ), tendo como palestrante o Dr. Boyd Swinburn (Nova Zelândia) e como debatedor, Fábio da Silva Gomes (Estados Unidos).
“Queremos mostrar, com o evento, que Brasília é muito mais do que o centro de decisões políticas. Temos aqui uma produção científica de alta qualidade; e no Ranking do MEC, o Curso de Nutrição da UnB está em 6º lugar, enquanto a UFG ocupa a 12ª posição”, contextualiza Simone Cunha, presidente da ANDF, lembrando que a Coordenação Científica do evento ficou sob a responsabilidade da Dra. Raquel Botelho, da UnB.
Segundo ela, a programação científica do Conbran 2018 é de alta qualidade, com palestrantes renomados de vários países da América Latina, além de Portugal e Austrália.
“Trata-se de um evento bianual, que proporciona uma experiência inesquecível para todos os profissionais, estudantes e técnicos da área da saúde que desejam aprofundar seus conhecimentos em temas relacionados aos múltiplos desafios da nutrição no país”, explica Daniela Fagioli Masson, presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).
Fonte: Divulgação