Não adianta nem tentar apostar nos economizadores, usar a banguela ou abastecer no horário mais frio do dia!
Os combustíveis estão caros. Metade do preço da gasolina é imposto… O diesel não fica longe: os tributos representam 30% do valor do litro. As receitas para diminuir o consumo aparecem aos montes na internet e nos grupos de WhatsApp. Diferentemente do que você vai ver e receber por aí, listamos as dicas que NÃO funcionam para economizar combustível. Assim, você não é enganado – e não perde tempo.
1. Gasolinas Premium e Podium não ajudam
Se seu carro não é um esportivo e nem tem um super motor de alta compressão (e potência), não adianta abastecer com gasolina Premium ou Podium.
2. Banguela é coisa de cabeça oca
Não adianta jogar ponto-morto nas longas descidas para diminuir o consumo. Nos carros modernos, que são equipados com injeção eletrônica, essa prática até aumenta o gasto de combustível.
3. É automático, mas não mágico quando o assunto é economizar combustível
A caixa automática convencional não reduz o consumo. Pelo contrário: aumenta. O câmbio automatizado (Dualogic, I-Motion, etc) não gera essas perdas, desde que o motorista não abuse do acelerador.
4. Pequenos também podem ser beberrões
Motor de menor cilindrada não é, necessariamente, sinônimo de menor consumo. Carro com motor 1.0 pode beber até mais que um 1.3, pois obriga o motorista a pisar fundo em determinadas situações. Mas é verdade que os novos motores dotados de tecnologia moderna, como os tricilíndricos, turbinados e com injeção direta, deixam o carro mais econômico.
5. Economizador é p-i-c-a-r-e-t-a-g-e-m
Imediatamente após o anúncio de aumento do preço do combustível, surgiram também os “milagrosos” economizadores. Não acredite em nenhum deles, seja nos que se adaptam junto ao circuito de combustível, seja nos conectados ao sistema elétrico do motor. Não caia também no conto do chip: aquele que a oficina diz reprogramar na central eletrônica para economizar combustível.
6. Abastecer no frio
A densidade dos combustíveis sofre alteração com a variação de temperatura. É preciso considerar, no entanto, que os combustíveis são expostos à variação de temperatura por muito pouco tempo, só enquanto o carro é abastecido, e que tanto a gasolina quanto o etanol são acondicionados em tanques subterrâneos isolados termicamente. Ou seja, abastecer de manhã ou em dias frios não representa economia.
Fonte: Auto Papo