O mármore é uma pedra muito cobiçada por causa da beleza e sofisticação que oferece aos ambientes. Ele pode ser utilizado nas bancadas, paredes, banheiros, soleiras, acabamentos e também pode ser feito piso de mármore, que é o assunto o qual vamos nos aprofundar nesse livro de ideias.

Se você está pensando em fazer um piso de mármore na sua residência, é importante que conheça mais sobre essa pedra. Então, vamos falar sobre uma dúvida de muitas pessoas, que é a diferença entre o mármore e o granito. Também falaremos sobre os tipos e mármore mais usados para piso, as opções de pisos que imitam mármore e como escolher com consciência para aproveitar o melhor custo-benefício.

​Principal diferença entre mármore e granito

Para quem não conhece, pode parecer que o mármore e o granito são iguais. O que eles têm em comum é o fato de serem pedras naturais, só isso. A grande diferença entre essas duas pedras está na composição mineral. Enquanto o granito é feito basicamente de quartzo, feldspato e mica, o mármore é feito de calcita e/ou dolomita que são calcários.

Dessa forma, o material do granito é mais fechado, o que faz dele uma pedra mais dura, resistente a arranhões e menos porosa. Não quer dizer que o mármore seja frágil, porém é um pouco menos resistente do que o granito porque absorve mais facilmente os líquidos a ele expostos e arranha com mais facilidade.

Também por causa dessa composição, as características visuais se diferem. O granito é um pouco mais brilhante por causa da mescla de pedrinhas pontilhadas que costuma ter, em diferentes tonalidades e cores. Vai depender do tipo, que são muitos. É uma coloração natural que ocorre ao longo dos anos de formação da pedra.

O mármore tem uma aparência mais lisa e apresenta uma mescla mais suave de cores, com veias mais longas e não pontilhadas. Da mesma forma que o granito, essas cores que formam cada pedra são determinadas naturalmente, enquanto ela está sendo formada ao longo dos anos.

Então, se você está na dúvida sobre escolher um piso de mármore ou de granito, precisa levar esses fatores em consideração. Prefira o granito se o piso for externo ou em área que molha com mais frequência. Se for um local onde muitas coisas são arrastadas pelo chão, também. Mesmo assim, não quer dizer que qualquer uma dessas pedras vá estragar em pouco tempo. Se bem cuidadas, pelo menos uns 20 a 30 anos elas têm pela frente, com boa preservação.

 

​Tipos de mármore mais usados para piso

Assim como para o granito há uma imensa variedade de pedras de mármore no mercado, algumas delas com diferenças muito sutis na aparência. Na construção civil há umas 20 opções entre as mais utilizadas. Vamos falar sobre 10 delas para você ter ideia das características.

  • Mármore carrara

Esse tipo de mármore é um dos mais tradicionais. É aquela pedra bem clara com veios em um cinza médio, variando um pouco as tonalidades ao longo da pedra. Sua origem é italiana, tem um valor mais alto e é bem poroso.

  • Mármore travertino

Também muito utilizado por sua tonalidade bege que combina com diversos outros materiais, o travertino tem veias mais alongadas, é poroso e por isso é recomendado para áreas internas. É uma peça muito bonita e fácil de combinar.

  • Mármore piguês

Essa pedra é um mármore branco mais claro que o carrara. De origem grega, tem veias cinzas, só que bem claras e mais espaçadas.

  • Mármore sivec

Esse é um dos tipos de piso de mármore branco mais resistentes. É menos poroso e pode ser usado em área externa. É considerada uma pedra nobre e também é bem clara, com poucos ou sem pontos cinzas.

  • Mármore crema marfil

Esse é um mármore espanhol. Ele tem uma cor bege, com veios mais claros e discretos. Tem boa resistência e durabilidade.

  • Mármore calacatta

Essa pedra de mármore é branca mesclada com veios um pouco cinzas, um pouco marrons, leves manchas bege, variando conforme cada pedra desse tipo.

  • Mármore marrom imperial

Esse é outro tipo de mármore bem sofisticado, em cor marrom predominante com tonalidades de veias finas em marrom claro e branco.

  • Ônix-mármore

Esse pode ser um dos tipos de piso de mármore preto, se escolher essa tonalidade, pois são várias. Tem a aparência voltada para o travertino. Tem um visual mais translúcido, mas que no caso do piso não vai ficar aparente.

  • Mármore nero marquina

Se quiser mesmo um piso de mármore preto, essa opção é muito bonita e sua característica é ter veios brancos bem marcantes pelo meio da pedra preta. É de origem espanhola.

  • Mármore botticcino

Esse é um mármore italiano e tem a característica de ser bege, em diversos tons, com seus veios mais escuros, na mesma cor, fios dourados e um pouco de branco.

Como você viu, não é tão simples descrever cada tipo de pedra de mármore, porque além das características serem sutis, cada tipo tem muitas variações de cores. Por isso o ideal é você ir até uma loja para ver a pedra pessoalmente e conseguir imaginar melhor como ficará o resultado final.

Além disso também existem as opções de acabamento, podendo ser bruto, polido, levigado, jateado, flameado ou apicoado. Mas basicamente, para piso de mármore interno usa-se polido, que é mais liso e deixa o visual mais sofisticado.

Agora, se a sua ideia é dar um visual mais rústico ao ambiente, opte pelas versões bruta, jateada e que deixem a superfície mais áspera. No caso de piso de mármore para banheiro, que é um ambiente úmido prefira as opções menos porosas e com acabamento mais áspero, no sentido de evitar escorregar.

De modo geral, tenha em mente que qualquer pedra de mármore pode ser preparada para o ambiente que você desejar. O que vai fazer a diferença é o acabamento escolhido, que aliás, existe a impermeabilização como ótima solução. No piso de mármore preço para impermeabilização fica em cerca de R$15,00 a mais no metro quadrado, então vale a pena.

 

Opções de piso imitando mármore

Mesmo com todas as dicas de uso da pedra de mármore, você pode preferir utilizar um piso imitando mármore. Seja por causa do preço, que é elevado por ser uma pedra natural, ou para garantir que não haverá porosidade da pedra.

Nesse caso, uma boa escolha é o piso porcelanato que imita mármore. Cada peça tem desenhos diferenciados, deixando o resultado final mais fiel ao natural. Além disso, as peças do porcelanato são maiores e brilhosas, fazendo com que fique ainda mais bonito.

Outra opção é a resina epóxi, chamado popularmente de porcelanato líquido por causa da aparência lisa e brilhante que deixa no piso. Ele pode ter diversos efeitos, determinados durante a aplicação, e um deles é o de mármore. Mas para obter um resultado satisfatório e duradouro, busque por um serviço altamente qualificado para fazer a aplicação e que seja em área interna.

Há ainda as opções de pedra artificial, como marcas Silestone, MarmoGlass, Aglostone e NanoGlass. Elas são mais resistentes a riscos e manchas, mas costumam ser muito mais caras do que a pedra natural, mesmo impermeabilizada.

 

​Piso de mármore preço

Para finalizar, a dica de preço é que a pedra de mármore mais barata vai ser aquela nacional e extraída de regiões onde há em abundância. O preço do mármore varia muito de região para região e também se for nacional ou importado. Por exemplo, caso você ache muito caro o mármore carrara importado, opte pelo carrarinha nacional.

Outra variação são as pedras da linha extra, que são mais homogêneas, com veios mais elegantes e outros detalhes que fazem o preço subir muito.

A melhor opção é buscar por uma marmoraria da sua confiança, de preferência por indicação de algum conhecido que seja cliente. Ao chegar lá, escolha a chapa que você vai querer e só depois mande cortar. Como já recomendado, não compre mármore sem ver a pedra pessoalmente e combinar todos os detalhes do tratamento e acabamento que será aplicado.

Fome: Homify