Contrário ao que muitos pensam, trazer o animal para a cama pode trazer benefícios para a relação entre os humanos e os cachorros

Trazer o cão para a sua cama pode ter efeitos sobre o comportamento do animal. É o que diz uma pesquisa publicada pelo jornal acadêmico Human Nature. Nela, os pesquisadores observaram a prática de permitir com que o animal durma na cama ou no quarto, comparando-a com uma relação entre criança e adultos. A conclusão foi que pode existir um elo entre os cachorros que passam a noite com seus donos, o qual resulta em menor ansiedade de separação, melhor convívio, maior sensação de conforto, segurança e mais companheirismo.

“Quanto mais perto o cão está da gente, é mais fácil humanizá-lo”, afirma o zootecnista e especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, o Dr. Pet. Ele conta que há nomes que descrevem a relação entre pessoas e pets de acordo com onde dormem. Para cachorros que dormem dentro do quarto, a conexão é apelidada de “meu cão, meu filho” ou “meu cão, meu bebê”, para os que passam a noite dentro de casa, “meu cão, meu amigo”, e para aqueles que ficam do lado de fora, “meu cão, meu animal”.

De acordo com Rossi, os animais que dormem mais perto dos humanos apresentam comportamentos menos negativos, como destruir objetos e serem agressivos. Porém, existem outros pontos que devem ser levados em consideração. “Não necessariamente, uma coisa é causa da outra. Por exemplo, vamos dizer que os cães mais agressivos são colocados para fora de casa, porque a pessoa ficou chateada com o cachorro”. Dessa forma, nem sempre é possível afirmar que os cães que vivem dentro de casa mordem menos exatamente por passarem mais tempo próximos aos humanos.

Esse comportamento de compartilhar o recinto de sono não é comum apenas em nossa cultura atual. Alguns povos antigos já consideravam benéfico dormir com animais. Os australianos aborígenes, por exemplo, frequentemente passavam a noite ao lado de seus cães ou de lobos naturais da Oceania, a fim de se aquecer e se proteger contra espíritos malignos.

De acordo com os nossos costumes, podemos não acreditar que os animais vão expulsar criaturas perigosas, mas agora você já pode ter uma desculpa para estreitar a conexão com pequenos membros da família ao anoitecer, não é mesmo?

Fonte: Revista Casa e Jardim