(Projeto do escritório Très Arquitetura em São Paulo)
Segundo dados da última edição da Pesquisa Home Office Brasil, 37% das empresas já permitem que o funcionário pratique em algum momento da jornada de trabalho o home-office. Esses números devem crescer ainda mais em 2019, pois a Reforma Trabalhista está em vigência há apenas pouco mais de um ano e uma das principais mudanças foi a regulamentação desta modalidade de trabalho, com novas regras, que obrigam as empresas a se adequarem as mudanças. Quem já desfruta desta flexibilidade sabe da importância de sempre manter essa área em casa bem organizada.
O final do ano é a época perfeita para pensar no que não funcionou, jogar fora o que já não serve e organizar tudo de uma nova maneira para que o ano comece renovado e organizado. Confira, a seguir, quatro dicas para entrar com tudo em 2019.
Mude a posição da mesa
Repensar a posição dos móveis é uma tarefa importante. Na hora de procurar o local ideal para a mesa de trabalho, a dica é buscar uma posição onde a luz natural consiga iluminar sem que atrapalhe o usuário com excesso de luz durante o dia.
A mesa Ki, assinada por Lucca Kazan para a F.Way, conta com tampo em MDF resinado ou revestido com lâmina de madeira natural ou pintada e acabamento em verniz acrílico. Na parte inferior, uma estrutura metálica permite um aproveitamento mais efetivo da área de trabalho, com uma calha que pode ser usada para instalar cabos, suportes para lâmpadas, separadores e vários outros acessórios. Uma ótima opção para quem quer renovar o decor do home-office.
Aposte em nichos
Organizar os arquivos em um local de fácil acesso evita que documentos e objetos importantes se percam em meio a tantas outras coisas. Itens como caixas e cestos podem servir para deixar peças de uso mais frequente sempre à mão. Organizar tudo em uma estante torna essa tarefa ainda mais fácil, além de ajudar a organizar livros e outros itens que não são utilizados a todo momento.
A Offset Shelf, assinada pelo espanhol Tomás Alonso para a Maxdesign, permite a utilização também como armário. Com isso, documentos e objetos que não são uados constantemente podem ser organizados perfeitamente. O sistema modular presente na peça possibilita várias combinações para diversos usos.
Mude as cadeiras
Ano novo, cadeiras novas. Não existe época melhor para renovar a companheira do dia a dia que no começo do ano. Nela, passamos a maior parte do tempo, assim é preciso escolher o melhor tipo de assento para cada trabalho. A cadeira precisa ser bastante confortável ao mesmo tempo em que seu formato deixe a coluna ereta. Modelos com regulagem são uma boa opção para ajustar o tamanho conforme a estatura de cada. De preferência, escolha um modelo estofado e que se encaixe no contorno da sua lombar. Cadeiras feitas com tela de nylon, couro e poliéster com algodão são boas opções.
A Nox, assinada por Lucas Carareto para a F.Way, se molda ao corpo, com encosto ergonômico, assento slide e braços com regulagem de altura. O design marcante abrange uma gama de opções únicas, permitindo inúmeras possibilidades de personalização.
Crie um ambiente descontraído
Um home-office precisa ser aconchegante, mas também ser agradável e com personalidade. Pintar o local com tons que auxilie na sensação de amplitude e utilizar a mesma cor no chão e nas paredes amplificam ainda mais essa impressão.
Prefira utilizar elementos decorativos, como pequenos objetos e plantas. Além disso, objetos multifuncionais e divertidos são elementos fundamentais para um home-office agradável. O Puffon, da Sittz, feito de poliestireno com proteção contra raios UV, é uma poltrona de linhas orgânicas que se desdobra em uma espreguiçadeira. Além da dupla função, pode ainda ser utilizada para compor os mais diversos ambientes em áreas internas e externas.
Fonte: Divulgação