No mês de novembro, começou a ser realizados, entre o Brasil e Santiago, os voos de baixo custo da companhia Sky Airline, com algumas passagens aéreas custando menos de 60 dólares (mais taxas) o trecho.

Trata-se de uma operação que deixa a capital chilena ainda mais acessível para turistas brasileiros (empresas como a Latam, por exemplo, já oferecem uma enorme quantidade de voos para lá).

E, para a sorte de quem gosta de viajar, não faltam interessantes atrativos na principal cidade do país de Pablo Neruda. Abaixo, conheça alguns deles.

Palacio de la Moneda e Plaza de Armas
IHervas/Getty Images/iStockphoto
Imagem: IHervas/Getty Images/iStockphoto

O chamado Centro Histórico de Santiago abriga alguns dos principais monumentos arquitetônicos da capital do Chile.

Vale a pena começar um tour pela região na Plaza de Armas, onde se destaca a linda catedral metropolitana (que começou a ser construída no século 18).

Depois, empreenda uma caminhada pelas atmosféricas ruas da área, onde você irá se deparar com lindos edifícios como o complexo neoclássico do Palacio de la Moneda (sede da presidência chilena) e o Museo Histórico Nacional (que abriga importantes quadros da história chilena, como a obra batizada de “La Fundación de Santiago”, do artista Pedro Lira)

Na hora de descansar as pernas, sente em um dos banquinhos da via Paseo Ahumada, na qual é possível admirar a variedade humana de Santiago passando na sua frente.

Bellavista
daboost/Getty Images/iStockphoto
Imagem: daboost/Getty Images/iStockphoto

Bellavista é uma das regiões mais coloridas e boêmias de Santiago: é lá que você deve ir caso queira degustar um pisco sour no meio de gente descolada.

A área concentra restaurantes, cafés e bares, em um ambiente de agitação bem interessante.

Se estiver por lá durante o dia, não deixe de visitar a Casa Museo La Chascona, que opera em um imóvel que pertenceu a Pablo Neruda e exibe objetos relacionados ao célebre poeta chileno.

Parque Bicentenario
Phaelnogueira/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Phaelnogueira/Getty Images/iStockphoto

Quer curtir uma tarde em uma bela área verde durante sua viagem por Santiago? Caso a resposta seja sim, vá até o parque Bicentenario, chamado por muitos de “o pulmão verde” da capital chilena.

É um lugar perfeito para fazer longas caminhadas entre árvores, extensos gramados, lagoas com cisnes, ciclovias e áreas para piquenique.

O parque ainda oferece vista para os modernos arranha-céus do distrito financeiro de Santiago (uma área conhecida como Sanhattan, em referência à ilha de Manhattan, em Nova York).

Cerro San Cristóbal
Caio Ferretti/UOL
Imagem: Caio Ferretti/UOL

Parte do Parque Metropolitano, o Cerro San Cristóbal tem seu cume acessível a turistas, de onde se curte lindas visões panorâmicas da capital chilena e das montanhas que a protegem.

É possível fazer o percurso a pé ou chegar ao topo com um funicular.

Na base do Cerro San Cristóbal fica o Zoólogico Metropolitano, um passeio que tem tudo para agradar as crianças.

Cerro Santa Lucía
Caio Ferretti/UOL
Imagem: Caio Ferretti/UOL

O Cerro Santa Lucía é outro excelente mirante que oferece vista panorâmica para a cidade de Santiago. Trata-se de um destino que fica na região central da capital chilena, com visão privilegiada para as paisagens urbanas locais.

Além disso, no lugar existem lindas obras arquitetônicas, como a Fuente de Neptuno, uma belíssima fonte construída entre os séculos 19 e 20.

Lastarria
Alvaro Vidal/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.es
Imagem: Alvaro Vidal

Lastarria é um bairro de Santiago extremamente agradável para uma caminhada (e que pode consumir uma tarde inteira de sua viagem). Cortada por simpáticas ruazinhas, a região abriga tendinhas vendendo artesanatos e antiguidades, músicos de rua, galerias de arte, além de cafés e restaurantes agradáveis.

Na região também fica o lindo Parque Forestal (uma das mais belas áreas verdes da cidade) e o Museo de Bellas Artes, um dos principais centros culturais do Chile.

Sky Costanera
patrickds/Getty Images
Imagem: patrickds/Getty Images

Com 300 metros de altura, o edifício conhecido como Gran Torre Santiago (no centro da foto) é um dos símbolos da capital chilena e, atualmente, é o mais alto arranha-céu da América Latina.

Em uma das partes mais altas deste monumento existe um mirante aberto ao público chamado Sky Costanera, que oferece vistas panorâmicas fantásticas de Santiago e das montanhas que existem no horizonte desta metrópole do Chile. Passeio altamente recomendado.

Mercado Central
Caio Ferretti/UOL
Imagem: Caio Ferretti/UOL

O Mercado Central é uma das atrações turísticas mais populares de Santiago. Muita gente reclama que os preços nos restaurantes e lanchonetes que existem lá dentro são inflacionados demais, mas, mesmo assim, vale a pena dar pelo menos uma passada por este cartão-postal durante uma visita à capital chilena.

O local foi inaugurado em 1872 e é feito com uma fotogênica estrutura de ferro. Lá, é possível tanto provar pratos de frutos do mar do oceano Pacífico como comprar uma boa garrafa de um vinho chileno.

Centro Cultural Estación Mapocho
Rodrigo Fernández/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en
Imagem: Rodrigo Fernández

Perto do Mercado Central, o Centro Cultural Estación Mapocho é um dos melhores lugares para ver apresentações culturais na capital chilena.

Funcionando dentro de uma antiga estação de trens, o local é dono de uma variada agenda de espetáculos, sendo palco, por exemplo, para festivais de artes cênicas, shows de música folclórica, exposições fotográficas e muito mais.

Passeios fora de Santiago
Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Há diversos passeios para fazer a distâncias relativamente curtas de Santiago.

A cerca de 125 quilômetros da capital chilena está o balneário de Viña del Mar (na foto), com animadas praias para tomar um sol nas épocas mais cálidas do ano.

A cidade de Valparaiso, por sua vez, fica bem ao lado de Viña, e oferece, para o turista, atmosféricas vielas e ladeiras, recheadas de fotogênicos edifícios históricos.

Já a região conhecida como Embalse El Yeso (a aproximadamente 110 quilômetros da capital chilena) exibe uma represa cercada por montanhas, em uma paisagem belíssima.

E também é possível fazer viagens bate-e-volta para visitar vinícolas que ficam perto de Santiago, como a Concha y Toro e a Undurraga.

Fonte: UOL