As questões da economia internacional causam um grande impacto social e, como bem sabemos, ninguém quer largar as tendências da moda, da vida e da cultura. Assim, são cada vez mais as pessoas que procuram uma forma de obter renda passiva. Saiba mais sobre esta questão.

Na atualidade, a ambiguidade é real e assistimos a um mundo digital, que oferece mais oportunidades do que alguma vez se encontraram e, em simultâneo, também novas dificuldades.

No século XXI, o mundo global em que nos encontramos traz consigo uma maior facilidade nas transações da informação e dos produtos, o que resulta, também, em estruturas ancoradas no consumismo e no conhecimento digital.

Cada vez mais rápido, o mundo apresenta diariamente novas tendências, novos produtos e novas lógicas, que se relacionam diretamente com a profusão dos dispositivos tecnológicos e dos seus aplicativos. O uso destes é, pois, um dos principais motivos que leva às mudanças sociais e à alteração da forma como cada pessoa vive a sua vida.
Uma alteração tão profunda na ordem social não poderia ter deixado de afetar o mercado de trabalho e o mundo do comércio. Em todos os mercados e setores assiste-se, agora, a uma mudança que tenta englobar os traços da atualidade e minorar os seus constrangimentos.

Contrariar as lógicas de debilidade económica pode não ser simples, hoje, mesmo para quem não se encontra numa situação de desemprego. Infelizmente, a grande procura pelo trabalho fez com que muitas profissões fossem desvalorizadas e se tornassem precárias, deixando as pessoas com a necessidade de encontrarem alternativas para ganharem rendimentos extra.

A procura por esta renda passiva é o que faz com que cada vez mais pessoas se voltem para o mundo da Internet, na busca de alternativas que possam conciliar com os trabalhos que desenvolvem.
Mas, afinal, o que é e como pode ser obtida esta renda passiva?

Renda ativa e renda passiva: quais as diferenças?

Existem muitas diferenças entre a renda ativa e a renda passiva. Renda ativa é aquela que provém dos trabalhos cotidianos e que é se apresentam como a principal fonte de rendimento de uma família. A renda passiva, por outro lado, é aquela que pode ser conciliada com a primeira e que permite que as pessoas obtenham rendimentos mensais mais apelativos, através de alguns ganhos extra.

Usualmente, a renda passiva trata-se de um extra financeiro que vem de trabalhos que não implicam uma continuidade, um horário ou uma rotina demasiado fechada, deixando espaço para que outras atividades se realizem.

O meio online tem sido um espaço particularmente apelativo para quem busca este tipo de rendimento, na medida em que através de diversas estruturas, veio permitir que se criassem espaços destinados à obtenção de fundos, perfeitamente conciliáveis com qualquer outro emprego.

Algumas pessoas que procuram renda passiva optam, por exemplo, por vender produtos online através de estruturas de e-commerce e, muitas vezes, optando por esquemáticas mais simples e que evitam um grande investimento inicial ou uma gestão mais intensa, como é o caso do Dropshipping.

E-commerce como fonte de renda passiva

De facto, uma das atividades favoritas para quem deseja ganhar algum dinheiro extra com a Internet é o e-commerce.

A criação de lojas online é hoje bastante simples e os serviços disponibilizados neste meio tornam esta atividade muito mais conciliável com outros empregos.

Apesar de bastante simples, a criação destas lojas não deixa de oferecer desafios, tais como a forte concorrência. Por esta razão, as ferramentas de criação da identidade da marca – tal como geradores de logótipos, de nomes ou de slogans – tornam-se fundamentais para garantir o sucesso de um espaço de e-commerce.

Com o espírito, a motivação, uma identidade fortemente estruturada e – claro – o acompanhar de todas as tendências, um espaço de e-commerce pode tornar-se uma das melhores alternativas para fazer dinheiro extra sem precisar de abdicar do emprego atual e sem precisar de investir muito tempo ou muito esforço com uma segunda atividade.

Alternativas às lojas online para ganhar dinheiro extra

Embora sejam uma excelente forma de ganhar algum dinheiro extra, as lojas online estão longe de ser a única alternativa de quem procura uma renda passiva no mundo da Internet.

O meio online oferece um conjunto vasto de alternativas para quem quer arranjar atividades com retorno financeiro e explorá-las valerá sempre a pena.

Lançar conteúdos em blogues das mias diversas temáticas, explorar as redes sociais ou o Youtube ou criar cursos digitais pode ser uma boa alternativa para quem tem o gosto, o tempo e as valências indicadas.

Além disso, hoje também se consegue, através da Web, criar plataformas de freelancer ou simplesmente fazer o aluguer de materiais ou espaços.

Sem dúvida, a Internet veio facilitar a vida de quem quer ganhar algum dinheiro extra, existindo centenas de oportunidades de negócio para quem procura uma forma de renda passiva.