Quando o assunto é estampa muitas pessoas torcem o nariz e outras afirmam ter medo de fugir da tal cor única.

A verdade é que peças estampadas “imprimem” charme e personalidade nos looks, mas claro que temos que tomar alguns cuidados para que elas não tragam a famosa e temida “breguice” ao visual.

Uma observação importante na hora de escolher a melhor estampa é saber qual  o seu contraste pessoal, que explicamos no post anterior sobre Cores e, caso você tenha sua cartela de cores, verificar se elas estão na peça.

Vejamos alguns exemplos de estampas que harmonizam com o contraste pessoal

Kate Perry é naturalmente alto contraste com seu cabelo escuro. Ao colocar uma estampa médio contraste, ela fica apagada e um pouco abatida.

A seguir o contraste alto na cantora

Entenderam a importância do seu contraste natural combinar com o contraste da estampa?

Vamos para algumas dicas que podem facilitar a escolha de uma peça estampada.

Para evitar que a estampa caia no “brega” temos que avaliar em qual tecido ela está aplicada. Existem tecidos que por si já não trazem um visual chique mesmo em cores lisas, quanto mais somados a estampas. Então, podemos começar a filtrar por ai: qualidade do tecido.

Após análise das fibras do tecido e sua composição observaremos em qual fundo a estampa está aplicada. Uma estampa com fundo neutro com certeza trará mais elegância do que outra com fundo roxo, por exemplo. Percebam a diferença:

Assim como o fundo que foge das cores “tradicionais” criam uma leve aversão, elementos na estampa também entram na zona de risco.

Claro que gosto não se discute, mas para você que tem receio de investir em uma peça assim, fica a dica: evite muitas informações em uma só peça. E apenas a título de curiosidade, a saia com flores custa R$ 17.000,00 e a sem flores, R$ 100,00.

Estampas ajudam a valoriza a silhueta.  Podemos evitá-las na parte do corpo que queremos disfarçar e adicioná-las onde queremos valorizar.

Ela também auxilia nas proporções do biótipo. Se você se incomodada com o quadril largo, deve evitar criar mais volume visual – que a estampa, em especial as grandes trazem –  na região e utilizá-la, por exemplo, na parte de cima do seu corpo. Assim a atenção e o “peso visual” ficarão equilibrados.

Na foto acima fica o exemplo de como estampas grandes criam mais volume visual.

E se você ama estampas e as veste sem medo, que tal arriscar um mix? Para isso é importante que as cores tenham um link entre si (lembrando que preto e branco combina com tudo). Outro ponto importante é evitar duas peças com estampas grandes.

 

Na foto ao lado não vemos um link entre as cores das duas estampas escolhidas. O look ficou confuso.

 

 

 

 

 

Nas fotos acima temos então um link entre as cores: a esquerda, o azul e o vermelho, no meio, o verde e o branco e a direita, o azul e o branco. Looks harmônicos e “limpos”, visualmente falando.

Além da “regra” que usamos acima, trazemos também os famosos combos: poá com listras, poá com animal print, poá com floral e animal print com listras.

E ai? Vamos adicionar estampas no guarda-roupa?

Até o próximo post.