Ambiente lúdico e que transmita a personalidade da criança possibilita aflorar a criatividade
O quarto é um dos cômodos mais importantes em um projeto de decoração. E quando se trata do que é destinado às crianças, a atenção deve ser ainda maior. É nele em que elas passam a maior parte do seu tempo, principalmente nos últimos meses, devido ao isolamento social. Sendo assim, é muito importante planejá-lo de forma que contenha a carinha delas, ao mesmo tempo que atenda todas as suas principais necessidades.
Segundo Bruno Garcia de Athayde, arquiteto da Simonetto Móveis Planejados , o primeiro passo é pensar em uma composição que tenha exclusivamente a identidade do pequeno. “O projeto precisa priorizar móveis e objetos de decoração que fiquem à altura da criança, encorajando a exploração do ambiente como uma prática educativa”, indica. Outra dica, é atentar-se a fatores que podem transmitir a personalidade dela, como uma parede em destaque com papel de parede para quarto infantil com o tema escolhido pelo pequeno, ou ainda prateleiras decoradas com brinquedos.
(Reprodução: Simonetto)
Bruno comenta que tem aumentado a busca por ambientes como brinquedotecas nas residências mais amplas. Já nos imóveis menores, a solução é ter um cantinho mais lúdico dentro do próprio dormitório infantil. “Quando se trata de projetos que serão usados por crianças, buscamos sempre inserir a personalidade que eles já têm, as cores que mais gostam. Ter um espaço só nosso e do nosso jeito é um sonho que já nasce com a gente e quando a criança tem a oportunidade de viver este sonho já no começo de vida, é um privilégio que deve ser tratado com todo o carinho”, completa.
(Reprodução: Simonetto – Gabriel Martins)
A decoração de um quarto infantil deve conter um espaço que incentive o hábito do estudo ou outra atividade que estimule a criatividade, como pintura e desenho. Para isso, uma escrivaninha e boa iluminação são indispensáveis. Além disso, vale também apostar nas prateleiras, as preenchendo com livros. É uma ótima forma de incentivá-los à leitura desde cedo.
Para Bruno, o melhor caminho é se inspirar no imaginário infantil, apostando em uma decoração lúdica é uma opção interessante para explorar sensações, cores e texturas, criando um verdadeiro mundo à parte para diversão dos pequenos. É possível, inclusive, planejar um décor divertido para eles sem parecer totalmente infantil, por exemplo. Para isso, aparadores coloridos, almofadas estampadas e quadros divertidos podem ajudar na composição criativa.
(Reprodução: Simonetto)
Elementos decorativos multifuncionais são outra boa pedida, principalmente devido ao seu quesito utilidade. Atualmente, é possível encontrar no mercado camas diversos formatos como, carros, barcos e até beliches com saída de escorregador. Além disso, também dá para planejar o seu próprio móvel, investindo em um mobiliário planejado. Isso possibilita ter um móvel ideal para o quarto e ainda trazer diversão para o pequeno.
“O quarto deve ser um espaço que reflita o mundo da criança. É um cantinho especial, onde ela brinca, recebe os coleguinhas e estuda com tranquilidade. Também precisa ser um lugar que esteja sempre organizado, assim, já se incentiva esse hábito nela desde cedo”, finaliza.
Fonte: Divulgação