Você sabe o que é otite? Confira então os sintomas e como tratar essa infecção do ouvido que causa muita dor.
A otite é o nome que se dá à infecção do ouvido médio. Ela acontece quando um vírus ou bactéria se instala no ouvido e causa uma inflamação. Apesar de ser mais comum em crianças pequenas, os adultos também podem ter episódios de otite.
Em alguns casos, a otite ocorre quando cai água dentro do ouvido. Por isso, é bom saber como tirar água do ouvido rápido.
Às vezes, não é necessário tratar, pois a inflamação melhora sozinha. Mas como a dor de ouvido é muito desagradável, o ideal é procurar um médico para tratar a infecção o quanto antes.
Conheça então os tipos de otite, quais os sintomas e saiba tratar a infecção.
Otite – O que é
O ouvido médio fica logo atrás do tímpano. Essa região do ouvido é preenchida por ar e se comunica com o nariz. Por isso, a secreção resultante de gripes ou resfriados pode migrar das vias aéreas para o ouvido e causar uma inflamação.
A infecção também pode afetar a parte externa ou interna do ouvido, mas esses tipos de otite são menos comuns. Aliás, o tipo mais comum é a otite média, que se divide em 2 tipos principais: a otite média aguda e a média com efusão.
Na otite média aguda, a infecção é repentina e traz sintomas como inchaço e vermelhidão na orelha.
Enquanto isso, a otite média com efusão é uma infecção que causa o acúmulo de muco e fluido no ouvido médio. Em geral, esse tipo de infecção gera a sensação de ouvido tampado.
A causa em ambos os casos pode variar, mas geralmente ela se desenvolve depois de uma infecção respiratória – como a sinusite ou gripe, por exemplo.
Sintomas de otite
A otite pode vir acompanhada de sintomas que vão muito além da dor de ouvido. Alguns deles são:
- Febre;
- Secreção amarelada no ouvido;
- Irritabilidade;
- Problemas de audição;
- Dificuldade para dormir;
- Zumbido no ouvido;
- Perda de apetite;
- Náusea e vômito;
- Dor de cabeça;
- Desequilíbrio e tontura;
- Congestão;
- Diarreia.
Como tratar
Ao procurar um médico, ele vai examinar seu ouvido com o auxílio de um otoscópio. Além disso, o médico também pode fazer um teste chamado de timpanometria para avaliar o funcionamento do ouvido médio.
Assim, será possível saber se há uma infecção e se há alguma mudança de pressão no ouvido.
Logo após o diagnóstico, o médico vai indicar o tratamento mais adequado para você com base nos sintomas apresentados e na gravidade da infecção.
Remédios para otite
O primeiro passo é controlar a dor de ouvido, que normalmente é muito intensa. Para aliviar a dor, o médico pode indicar analgésicos ou anti-inflamatórios como o ibuprofeno, por exemplo. Além disso, ele pode prescrever um antipirético se houver febre.
Caso a otite seja causada por bactérias, o uso de antibióticos também pode ser necessário. No entanto, só use antibióticos se houver prescrição médica, pois se a infecção for causada por um vírus, o antibiótico não surtirá nenhum efeito.
Além disso, tratamento complementar também pode contar com o uso de um descongestionante nasal se também houver queixa de congestão nasal e outros sintomas respiratórios.
Drenagem
Por fim, o médico pode fazer uma drenagem de líquido do ouvido médio ou então:
- Recomendar uma solução otológica em gotas para pingar no ouvido;
- Pedir para você fazer uma lavagem de ouvido.
De fato, os três métodos ajudam a remover a secreção e a cera endurecida no ouvido – eliminando assim o agente infeccioso.
Prevenção e dicas
Você pode evitar uma nova dor de ouvido seguindo algumas dicas simples, como por exemplo:
- Secar os ouvidos com uma toalha macia depois de usar a piscina ou logo após sair o banho;
- Não cutucar o ouvido com cotonete;
- Evitar soluções caseiras para lavar o ouvido sem orientação médica;
- Tratar infecções respiratórias para evitar o acúmulo de muco.
Caso sua otite dure mais do que 2 dias, apresente piora ou volte com frequência, converse então com o seu médico para entender a causa da infecção e tratá-la de forma eficiente.
Fonte: Mundo Boa Forma