Apesar do diesel ter preço mais em conta, valor de compra dos veículos movidos por esse combustível é bem mais alto
Os combustíveis já somam alta de aproximadamente 30% em 2021. Diante desse aumento, os carros movidos a diesel podem parecer tentadores: afinal, o preço do óleo derivado do petróleo, apesar de também ter sofrido elevação, ainda é aproximadamente 21% mais em conta que o da gasolina. Será que vale a pena?
Do ponto de vista estritamente financeiro, a resposta é negativa para a maioria dos consumidores. Isso porque o motor a diesel faz o preço de compra dos modelos disparar. O mesmo modelo, quando equipado com motor flex, pode ter valor até 25% mais baixo.
O levantamento leva em consideração duas picapes (Chevrolet S10 e Toyota Hilux) e dois SUVs (Jeep Compass e Renegade). IEntre os veículos selecionados, a reportagem comparou versões similares em termos de equipamentos e acabamento: o que varia é apenas a motorização, flex ou a diesel. Porém, os SUVs restringem a tração 4×4 apenas à motorização sem centelha. Cofira os preços:
Veículo | Preço com motor flex | Preço com motor a diesel | Diferença de preço entre as versões |
---|---|---|---|
Chevrolet S10 LTZ 4×4 | R$ 188.430 | R$ 226.420 | R$ 37.990 |
Toyota Hilux SRV 4×4 | R$ 184.990 | R$ 224.790 | R$ 39.800 |
Jeep Renegade Longitude | R$ 116.790 | R$ 156.590 | R$ 39.800 |
Jeep Compass Longitude | R$ 148.990 | R$ 188.990 | R$ 40.000 |
Custo por quilômetro rodado
Conhecidos os preços dos carros, é hora de saber os valores do diesel S10 (cujo uso é obrigatório em veículos novos), do etanol e da gasolina. Os dados tomados por base são os valores médios do litro desses combustíveis em todo o Brasil, divulgados pelo último relatório da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Confira:
Combustível | Diesel S10 | Gasolina comum | Etanol comum |
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Preço médio segundo a ANP | R$ 3,939 | R$ 4,917 | R$ 3,378 |
Tomando os preços dos carros e dos combustíveis como referências, a reportagem fez uma estimativa do custo por quilômetro rodado de picapes e SUVs com motor a diesel e flex, baseada no consumo divulgado pelo PBE.
Consumo | etanol cidade | etanol estrada | gasolina cidade | gasolina estrada | diesel cidade | diesel estrada |
---|---|---|---|---|---|---|
Chevrolet S10 LTZ 4×4 | 5,0 | 6,2 | 7,4 | 9,0 | 8,7 | 10,6 |
Toyota Hilux SRV 4×4 | 4,8 | 5,6 | 6,9 | 8,1 | 9,0 | 10,5 |
Jeep Renegade Longitude | 6,9 | 8,6 | 10,0 | 12,0 | 10,2 | 12,9 |
Jeep Compass Longitude | 6,1 | 7,5 | 8,8 | 10,8 | 10,3 | 13,4 |
A constatação é de que o motorista só conseguirá pagar a diferença no preço de compra dos veículos a diesel após rodar centenas de milhares de quilômetros. Isso, considerando apenas o preço do combustível no cálculo dos gastos por quilômetro.
Contudo, vale lembrar que despesas como seguro e taxas, como o IPVA, têm relação direta com o preço do veículo: ou seja, também tendem a ser mais altas em carros a diesel.
Preço do Km rodado (média entre estrada e cidade) | Etanol | Gasolina | Diesel |
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Chevrolet S10 LTZ | R$ 0,61 | R$ 0,61 | R$ 0,41 |
Toyota Hilux SRV | R$ 0,65 | R$ 0,66 | R$ 0,41 |
Jeep Renegade Longitude | R$ 0,44 | R$ 0,45 | R$ 0,35 |
Jeep Compass Longitude | R$ 0,50 | R$ 0,51 | R$ 0,34 |
Jeep Renegade a diesel é o menos vantajoso
No fim das contas, o veículo no qual a diferença no preço seria compensada mais rapidamente pelos gastos com combustível é a Toyota Hilux. Mesmo assim, o motorista precisa rodar pelo menos cerca de 157 mil quilômetros para cobrir o valor de compra mais elevado.
Na outra ponta, o Jeep Renegade é, entre os carros pesquisados, o menos vantajoso do ponto de vista financeiro para quem o adquire com motor a diesel. Nele, é necessário rodar, no mínimo, 379 mil quilômetros para compensar o valor de compra mais alto com o gasto de combustível. Veja a estimativa de todos os veículos:
Quilometragem necessária para compensar a diferença no preço
Modelo | Com etanol | Com gasolina |
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Chevrolet S10 | 191.831,72 km | 196.620,14 km |
Toyota Hilux1 | 61.083,14 km | 157.052,71 km |
Jeep Renegade | 417.123,86 km | 379.183,60 km |
Jeep Compass | 244.060,12 km | 236.934,98 km |
Carros a diesel têm vantagens técnicas
Do ponto de vista puramente financeiro, portanto, a compra de carros a diesel só compensa para quem roda grandes quilometragens. Porém, para os motoristas comuns, eles podem valer a pena por outro motivo: têm algumas vantagens técnicas em relação aos similares com motor flex.
No caso dos SUVs da Jeep, Renegade e Compass – os únicos de seus segmentos que oferecem os dois tipos de motorização -, sempre trazem tração 4×4 quando movidos a diesel: vale lembrar que, no Brasil, esse combustível é, por lei, restrito a veículos com todas as rodas motrizes ou com capacidade de carga de ao menos uma tonelada. Já as versões flex dispõem unicamente de tração dianteira.
Mais torque
Além disso, os dois modelos têm melhor desempenho quando equipados com motor a diesel. Isso porque a unidade 2.0 turbodiesel que equipa ambos os modelos desenvolve 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Por sua vez, o 1.8 flex do Renegade não passa de 139 cv com etanol e de 135 cv com gasolina, enquanto o torque fica em 19,3 kgfm com o primeiro combustível e em 18,8 kgfm com o segundo.
No Compass, a diferença de potência é pequena, mas, em torque, a vantagem segue amplamente favorável ao diesel. O motor 2.0 flex dessa gama rende 166 cv com gasolina e 159 cv com gasolina, mas “apenas” 20,5 kgfm com o primeiro combustível e 19,9 kgfm com o segundo, na ordem.
Com as picapes, a situação é semelhante. A Chevrolet S10 é até ligeiramente mais potente com motor 2.5 flex: são 206 cv com etanol e 197 cv com gasolina. Porém, o torque fica em 27,3 kgfm com o combustível vegetal e em 26,3 com o derivado do petróleo. Já o propulsor 2.8 turbodiesel entrega 200 cv e 51 kgfm.
Por fim, na gama Hilux, a unidade 2.8 turbodiesel desenvolve 204 cv e 50,9 kgfm na versão SRV. Bem mais que o 2.7 flex, cuja potência é restrita a 163 cv com etanol e 159 cv com gasolina, e o torque, a 25 kgfm com os dois combustíveis.
Outras possíveis vantagens dos carros a diesel
Graças ao maior torque, alguns modelos podem ter maiores capacidade de carga ou de reboque. Esses quesitos, aliados ao desempenho, podem, portanto, justificar o valor a mais exigido na compra dos carros a diesel. Entretanto, se o foco é unicamente financeiro, esses modelos só valem a pena para quem for usá-los de modo intenso.