Rugas discretas, poros abertos, flacidez e manchas são alguns sinais de que aos 30 a pele não é mais a mesma. Mas, será que é possível rejuvenescer o viço natural e elasticidade da pele madura?

 

De acordo com Clarissa Borges, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e sócia da clínica Harmonie, na faixa dos 30 já é possível observar os primeiros sinais do envelhecimento com o início da perda do colágeno, alteração nos níveis de hidratação natural da pele, especialmente dorso das mãos, manchas na pele e o surgimento das primeiras rugas em torno dos olhos. Mas, a médica garante que é possível tratar e resolver esse incômodo.

Seguem algumas dicas para retardar o envelhecimento que começa a se instalar nessa face:

“Mesmo em peles oleosas é necessário estar atento ao uso de sabonetes e loções de limpeza que retiram o excesso de oleosidade sem ressecar. A hidratação, etapa fundamental que não deve ser negligenciada mesmo nas peles mais oleosas. A hidratação deve se estender até a região de colo e pescoço, dando preferência aos dermocosméticos livres de óleo e com ativos antioxidantes, além do mais que nunca necessário uso do protetor solar pelo menos fator 50. Aposte também em produtos que estimulem a renovação celular na produção de colágeno e no clareamento das manchas”, explica a médica.

Segundo Clarissa Borges, alfa hidroxiácidos, como o glicólico e ácido retinóico, bem como seus derivados são excelentes opções. “Não esquecer também de dermocosméticos específicos a área dos olhos que além de tratar olheiras, flacidez, iluminam o olhar e ajudam no tratamento das primeiras ruguinhas”, orienta a profissional.

Para a médica, procedimentos são fundamentais nessa fase, toxina botulínica para tratamento das linhas na testa e dos primeiros pés de galinha. “Laser que clareiam as manchas, fecham os poros e dão aquele efeito duradouro do tipo BB CREAM, como o Lavieen são uma arma poderosa nas peles com manchas e sem viço.

Ultraformer III para tratamento dos primeiros sinais de flacidez e investir no banco de colágeno que pode multiplicar em até 7 vezes a produção de colágeno quando associados a bioestimuladores. Preenchedores com foco na melhora da sustentação facial que vemos com piora das olheiras e um bigode chinês que está começando a se formar. A para as linhas do decote e revitalização do dorso das mãos, hidratação injetável na forma de skinboosters são a grande pedida do momento”, esclarece Dra Clarissa.

Ela lembra que para ter mais sucesso tratar no início é um grande diferencial no rejuvenescimento com aspecto mais natural e saudável.

 

Fonte: Divulgação