Um problema comum ao se mudar para um apartamento alugado: a cozinha! Ainda mais se for um apartamento já meio antiguinho. Mas aqui vamos mostrar soluções criativas para deixar a sua cozinha alugada bonita, aconchegante e, não menos importante, funcional!

Nós já falamos aqui sobre como decorar cozinhas pequenas, como renovar a cozinha sem fazer reforma e também como deixar a cozinha mais acolhedora. Mas hoje o papo é sobre cozinha alugada e como transformar um espaço que você não gosta em um ambiente bonito e prático.

7 Passos para Renovar a Cozinha Sem Fazer Reforma

Afinal, morar bem é essencial, e não deve ser um projeto a perder de vista. Os dias atuais mostram cada vez mais a importância de ter a casa como um refúgio, um lugar onde você pode relaxar e recarregar as energias. Para isso não é preciso muita grana, apenas meia dúzia de ideias criativas e disposição para colocar a mão na massa!

Quem já acompanha a gente a mais tempo, sabe que nós gostamos de ir fundo, lá na raiz do problema, então se prepara que a matéria é longa!

Apartamento Antigo x Apartamento Meia Boca

Quando falamos de apartamento antigo, nos deparamos com duas possibilidades:

1. Apartamento Antigo Bonito: cheio de elementos vintage, espaçoso, pé direito alto, janelas enormes, piso de madeira, azulejos fofinhos e que lembram a casa da sua vó. Se esse é o seu caso, parabéns, você tirou a sorte grande! Tirando os problemas estruturais de um imóvel antigo, como as preocupações com as coisas velhas que já não funcionam há muito tempo, a parte estética é muito mais simples. Dessa forma é só se inspirar nos milhares de apês antigos que povoam a internet hoje em dia e aproveitar o rolê. Um apartamento desses tem potencial para virar hit no Pinterest!

2. Apê Antigo Meia Boca: ele é antigo, mas não o suficiente para ser vintage, está naquele limbo onde não é velho suficiente para ser descolado mas também está a anos luz do que um dia foi bonito. É aqui que se enquadra a grande maioria e é sobre esse elefante branco que vamos falar!

Problema: Azulejo Velho

Quando a cor não tá legal, já está muito desgastado ou danificado, o rejunte tá velho e encardido, tem duas opções viáveis: pintar com tinta epóxi ou cobrir com adesivo.

Porém não se esqueça, se optar por pintar, você vai ter que convencer o proprietário primeiro!

Tinta Epóxi

A tinta epóxi é sem dúvida a solução mais barata. Existem muitos tutoriais na internet ensinando como fazer, mas nós selecionamos esse aqui do canal Diycore (que é especialista nesse tipo de recurso, as fotos da cozinha amarela são de uma reforma do Diycore!). Se você se decidir pelo epóxi, recomendamos que pesquise bastante antes porque, se a aplicação não for feita corretamente, a tinta pode riscar com facilidade! Nas fotos abaixo, a cozinha terracota, é uma reforma incrível do Paulo Biacchi, se quiser ver a transformação dessa cozinha na íntegra, o vídeo tá aqui!

Renovar os Rejuntes

No entanto, se não quiser pintar os azulejos, você pode simplesmente renovar os rejuntes, hoje no mercado existe uma tinta específica para isso. É uma bisnaguinha que vem com uma esponjinha na ponta, tem de várias marcas e você encontra facilmente em qualquer home center.

Adesivos

Caso não queira ou não possa fazer mudanças tão profundas na sua cozinha alugada, você pode optar pelos adesivos, assim quando sair do imóvel é só arrancar e voltar para o original.

Adesivos – Rolo

Existem modelos específicos para área molhada e você vai poder limpar sem susto. No entanto, análise bem a área onde vai aplicar, se for na rodabanca (aquela parte entre a pia e o armário) ou próximo ao fogão talvez seja mais negócio optar por um adesivo em metro, em vez de peças individuais que imitam o tamanho do azulejo, será mais fácil na hora de limpar!

Os modelos mais bonitos não são tão baratos e talvez fique inviável fazer uma área muito grande. Mas pode ser uma alternativa para um detalhe localizado e para esconder uma parte mais danificada da parede.

Adesivos – Detalhes

Para renovar pra valer sua cozinha alugada, escolha algo marcante para a rodabanca! Na imagem abaixo, por exemplo, os armários clarinhos emolduram a parede de azulejos brancos com pequenas bolinhas na mesma cor da marcenaria. Louças de linhas simples completam o clima escandinavo do ambiente. E na foto ao lado, mais uma ideia simples que pode ser feita com adesivos e ainda assim causar um grande efeito.

Tinta Epóxi

O piso também pode receber pintura epóxi, do mesmo modo que as paredes! A diferença é que é uma tinta epóxi própria para piso (para ele ficar protegido e não ir desgastando com o atrito). Mas o bacana é que é possível ousar bastante, fazer um piso colorido ou até mesmo desenhar um padrão, como fez a Christin do Instagram @terraandtint. Veja o piso listrado que ela pintou na cozinha dela:

Piso Vinílico

Assim como a pintura, você também vai precisar chegar a um acordo com o proprietário antes. Até mesmo porque, na questão do vinílico estamos falando de um investimento mais alto em um imóvel que não é seu! Mas o importante é que é possível e já conversamos com algumas pessoas que colocaram vinílico em apê alugado e foi só alegria.

Tapetes

Para quem quer uma solução mais provisória ou não quer se incomodar com pintura, proprietário ou investir num imóvel onde não vai morar por muito tempo: tapetes! Sempre é possível disfarçar um piso feio com tapetes, por exemplo, eles vão deixar sua cozinha mais aconchegante e charmosa.

Prefira os de fibra sintética que são fáceis de limpar ou um modelo que possa ser colocado na máquina de lavar, como os de tear por exemplo.

Esse é um item originado no estilo escandinavo que viralizou mundo afora por ser uma peça multifuncional e cheia de charme. Com design simples e madeira clara ele se encaixa facilmente em qualquer ambiente.

Problema: Bancada Principal

Esse é o maior móvel da cozinha, onde vai a pia e geralmente em cozinha alugada é onde está o maior problema! Primeiro porque é muito difícil um apartamento alugado que não tenha pia velha já instalada, e muitas vezes seria bem melhor que nem tivesse, não é verdade? Mas em geral a pia tá lá, e é difícil se livrar dela. Então o melhor a fazer é assumir a pia do jeito que ela é (a menos que você esteja disposto a investir em uma nova, mesmo sabendo que depois você vai ter que deixar ela para trás…) e decorar o resto.

Pintura

Se o armário for de fórmica, e o problema for a cor, é possível pintar! Sim, tinta epóxi também pinta a fórmica. Pra pintar, dilua a tinta, que é à base d’água, em 20% de água e aplique com um rolinho próprio para epóxi.

Pesquisando na internet, encontrei preços em torno de R$ 80,00 – 900ml. Com 2 demãos (1h de intervalo entre elas) você já vai obter uma boa cobertura.

Adesivo

Envelopar os armários com adesivo vinílico também é uma boa alternativa, mas nem sempre é fácil encontrar a cor certa. A cozinha abaixo é do @matheusilt, e além de envelopar os armários, ele teve outras ideias excelentes para a cozinha alugada do apartamento antigo em que ele mora.

Puxadores

Não esqueça de trocar os puxadores, e quem sabe também a torneira. Um modelo atualizado de puxador pode dar uma sobrevida a um móvel mais antiguinho. Mas antes de sair comprando, avalie se o modelo escolhido combina com a torneira e com os outros metais/materiais da cozinha.

Problema: Falta de Espaço na cozinha alugada

Se a sua cozinha conta apenas com uma pia pequena, dessas de inox naquele padrão antigo, provavelmente você sofre com falta de espaço de armazenamento e de área de trabalho. E pra quem gosta de cozinhar não existe nada pior do que falta de espaço na cozinha! Então se é o seu caso, aqui vão algumas ideias para criar espaço:

Bancada de Madeira

Você pode criar uma bancada de forma muito simples, basta um tampo de madeira apoiado sobre dois móveis menores, ou um único móvel. Então veja algumas ideias:

Porta Pratos

Um recurso charmoso para compensar a falta de armários. Existem vários modelos, de vários materiais, algum deles, sem dúvida, há de combinar com a sua cozinha alugada!

Jirau

O jirau é um item com origem nas casas da roça, em geral ficava acima do fogão (a lenha) e era usado como defumador, além de servir para pendurar utensílios. Ele também é usado nas cozinhas industriais, então com a febre do estilo industrial, ele é um dos muitos itens que acabou sendo incorporado nas cozinhas nesse estilo. Hoje, no entanto, existem muitas releituras, em diversos materiais e o jirau ganhou status de peça moderninha. Nas fotos abaixo, a escadinha que o @matheusilt improvisou como jirau, e o modelo com inspiração industrial do @myhome201 (no fundo, detalhe da rodabanca feita com adesivo em rolo).

Cabideiro

Está sendo usado nas cozinhas com o mesmo propósito do jirau, suspender utensílios e ao mesmo tempo decorar. Foi a solução que encontramos para adicionar um pouco de graça a nossa cozinha, por exemplo. Nós também temos cozinha alugada, e apesar dos móveis sob medida serem muito bons e eles tem charme zero. Então criamos um cantinho da panificação, colocamos um cabideiro que também é prateleira e juntamos o útil ao agradável.

Charmoso e versátil, esse cabideiro pode ser usado em qualquer parte da casa, desde o hall de entrada até o quarto! Ideal para quem quer decorar e aproveitar bem os espaços.

Open Shelving

Ou em bom português, prateleira aberta. Atualmente tem muita gente usando prateleiras no lugar do tradicional armário sobre a pia, por exemplo, inclusive em casas novas e com cozinha feita sob medida. Então porque não aderir? Você deve tá pensando “mas eu não quero deixar minha louça do dia a dia exposta” ou “mas eu não tenho louças bonitas”, tenho uma sugestão: guarde os potes com ingredientes secos nela.

Muitos de seus produtos secos vão durar mais quando armazenados em recipientes herméticos. Dessa forma, aproveite a prateleira aberta para expô-los, vai dar um toque ‘saudável’ a cozinha e, com sorte, vai te inspirar a fazer mais bolos!

Mas para manter a ordem e enfeitar, é preciso utilizar peças que combinem ou criar uma uniformidade entre elas. Para deixar tudo igual você pode pintar as tampas dos vidros com tinta spray e identificar o alimento com etiquetas adesivas.

Importante: cuidado com o excesso, se você se empolgar e colocar muitas prateleiras, ou prateleira + porta pratos + jirau + cabideiro, você vai sobrecarregar o ambiente!
Problema: Muita coisa exposta

Se o problema da sua cozinha alugada não for falta de prateleiras e sim o excesso delas, ou seja, muita coisa exposta e sensação de bagunça, talvez uma cortina possa resolver o problema.

Cortina

Essa pode ser uma solução para cozinhas com prateleiras embaixo da pia, para não ter que se preocupar com a bagunça das panelas, por exemplo. Você pode usá-la também num armário ou numa parede que não tem portas. É comum também nos apartamentos atuais, a cozinha  integrada com a lavanderia, sendo assim uma cortina de bambu pode ser uma boa solução para separar os ambientes e esconder a bagunça da lavanderia.

É um ótimo truque para esconder qualquer móvel ou objeto indesejado na cozinha, porém é difícil de combinar, vai funcionar bem se a cozinha tiver uma pegada vintage ou meio casa de campo.

Problema: Iluminação

Por fim, um problema comum, em cozinha alugada, é que a iluminação é quase sempre insuficiente. Troque as luminárias existentes por modelos maiores que comportem no mínimo 3 lâmpadas, por exemplo, ou talvez uma luminária de trilho. Outra solução pode ser instalar pendentes ou arandelas sobre a bancada, por exemplo.

Decore a cozinha alugada

Mas a decoração vai além de deixar tudo com cara de revista. Tem que ser aconchegante, bonito e acolhedor. Dessa forma, coloque personalidade e um pouco de você também na cozinha!

Plante algumas ervinhas;

Apoie bandejas ou tábuas sobre a bancada para organizar temperos;

Livros de culinária;

Cultive algumas plantas.