Do cardigã de Jacquemus, passando pelos clogs da Hermès ao moletom da Pangaia, listamos os itens que foram hit e muito desejados neste ano

O que compramos e vestimos em 2021 e o que isso diz sobre a direção que a moda tomará? Doze meses atrás, nossa análise dos itens mais procurados de 2020 centrou-se em temas de conforto e comunidade. Ainda estávamos na pré-vacina, ainda #WFH (work from home), ainda incertos quando essa pandemia “acabaria” (essa última parte ainda é verdade). Nós poderíamos justificar um moletom aconchegante, mas tínhamos poucos motivos para comprar algo novo. Em tempos de incerteza, por que fazer compras?

Como as coisas mudam em um ano. A melhor pergunta agora pode ser: em tempos de incerteza, por que não fazer compras? Ainda não temos ideia do que o futuro nos reserva (como nunca tivemos), e todos estão adotando uma atitude “só se vive uma vez”. Enquanto 2020 foi marcado por um senso de moderação e cautela, 2021 foi hedonista em comparação.

Como os dados do ano no Google confirmam, as tendências estão por todo o lugar, do cottage-core ao grunge dos anos 90 e plataformas raver, e pode ser a mesma pessoa pesquisando por todos os três. A geração Z está provando uma variedade de estéticas, independentemente de seus hobbies ou gostos musicais, tudo em nome da experimentação e da expressão.

Os 16 itens que marcaram ​este ano são igualmente díspares. Cardigãs sexy, botas utilitárias, saltos Barbie, vestidos transparentes, bolsas de crochê — como analisar tudo isso? Veja as roupas e acessórios mais curiosos e mais desejados do ano abaixo.

info@imaxtree.com (Foto:  )
Desfile de verão 2022 de Nensi Dojaka na semana de moda de Londres (Foto: Getty Images)

Os vestidos de Nensi Dojaka

A estilista albanesa Nensi Dojaka levou para casa não um, mas dois dos prêmios mais prestigiosos da moda este ano: o Prêmio LVMH e o Prêmio da Fundação do British Fashion Council para talentos emergentes. Seu sucesso se resume a sua mistura esperta de alfaiataria incisiva com a sensualidade do momento. Os vestidos transparentes e de tiras de Dojaka e os sutiãs com formato de pétalas foram sucessos instantâneos entre celebridades como Rihanna, Dua Lipa e Zendaya, mas mulheres em todos os lugares adotaram seus designs com um toque dos anos 90.

NEW YORK, NEW YORK - SEPTEMBER 12: Designer Telfar Clemens speaks during a presentation for Telfar during NYFW: The Shows on September 12, 2021 in New York City. (Photo by John Lamparski/Getty Images) (Foto: Getty Images for NYFW: The Shows)
Telfar Clemens e a mochila  (Foto: Getty Images for NYFW: The Shows)

A mochila da Telfar

As bolsas em miniatura de Telfar Clemens e a “Bushwick Birkin” se tornaram super populares (o momento em que Alexandria Ocasio-Cortez usou o modelo no Congresso intensificou o frenesi). Mais cedo neste ano, Clemens revelou sua mais recente bolsa must-have: uma mochila gigante em formato de barril com o logotipo TC nas laterais. Disponível exclusivamente na Telfar TV, a nova rede de acesso público da marca, as bolsas esgotaram-se instantaneamente. Você pode tentar a sorte com o outro hit de Telfar em 2021: as botinhas em parceria com a UGG.

FRANKFURT AM MAIN, GERMANY - October 11: Black boots with green sole by Bottega Veneta as a detail of influencer Saraja Roberta Elez during a streetstyle shooting on October 11, 2021 in Frankfurt am Main, Germany. (Photo by Streetstyleshooters/Getty Image (Foto: Getty Images)
Bota Lug da Bottefa Venett (Foto: Getty Images)

A bota Lug de Bottega Veneta

Depois de um ano de meias e slippers em casa, nossas escolhas de sapatos para ressurgir eram principalmente do tipo pesado e utilitário. Muitos se transportam a pé, e a ideia de dar 12 mil passos em uma linda sapatilha ou sandália simplesmente não parece boa. Bottega Veneta também desempenhou um papel na tendência de botas pesadas: um dos primeiros acessórios de sucesso de Daniel Lee foi o modelo Lug, um estilo Chelsea com solas grossas à prova d’água. Ela gerou centenas de imitações, e estamos vendo pessoas as usando com vestidos, ternos e tudo mais.

BERLIN, GERMANY - SEPTEMBER 06: A pastel pink crocheted bag by Prada as a detail of Influencer Lisa Hahnbueck seen during the Mercedes-Benz Fashion Week on September 6, 2021 in Berlin, Germany. (Photo by Streetstyleshooters/Getty Images) (Foto: Getty Images)
A bolsa de crochê da Prada (Foto: Getty Images)

A bolsa de crochê da Prada

Em crochê e candy colors, a bolsa ráfia da Prada chamou a atenção de todos este ano. De todas as bolsas Prada, por que essa? Achamos que tudo se resume à justaposição de sua forma utilitária, textura artesanal e associação luxuosa (o logotipo gigante). Nos dados da plataforma Lyst dos produtos mais quentes do terceiro trimestre, que filtra milhões de itens por volume de menções, pesquisas, visualizações de página, interações e vendas em lojas online, a bolsa da Prada conquistou o cobiçado primeiro lugar. Não é de se admirar que o tom rosa esteja esgotado, mas em uma flagship da Prada talvez você poderá adquirir a versão amarela ou bege.

  (Foto:  )
Bella Hadid com corset Knwls (Foto: Reprodução/Instagram )

O corset da Knwls

Ao ouvir a palavra corset, você pode imediatamente pensar em Bridgerton. Os espartilhos de Charlotte Knowles e Alexandre Arsenault, a dupla por trás da grife londrina Knwls, não poderiam ser mais diferentes. Seus corsets de duas tiras e top bustier em malha transparente e viscose são mais selvagens do que fantasiosos, com celebridades fãs como Kim Kardashian West, Bella Hadid e Kaia Gerber. Esses endossos explicam em parte por que foi impossível colocar as mãos em um espartilho Knwls este ano, mas também se trata da alfaiataria precisa de Knowles e Arsenault.

LONDON, ENGLAND - MAY 11: Dua Lipa attends The BRIT Awards 2021 at The O2 Arena on May 11, 2021 in London, England. (Photo by Dave J Hogan/Getty Images) (Foto: Getty Images)
Dua Lipa com a gargantinha de pérolas de Vivenne Westwood  (Foto: Getty Images)

A gargantilha de pérolas de Vivenne Westwood

Dua Lipa é apenas uma parte da história do retorno da gargantilha de pérolas de Vivienne Westwood. A popularidade do colar realmente remonta à “estética e-girl”, que foi fortemente influenciada pelos designs de Westwood no início dos anos 2000. Enquanto todas as coisas da década voltavam ao espírito deste ano, os jovens TikTok-ers fizeram a conexão, e a gargantilha de pérolas de repente se tornou o acessório do momento. Ela também inspirou celebridades e membros da Geração Z a investir em outras peças de Westwood, principalmente em seus espartilhos e minivestidos drapeados; como disse Johnny Valencia do brechó Pechuga Vintage à Nylon: “Não há nada igual no mercado. Os designs de Vivienne não foram totalmente adotados quando ela os estava fazendo; ela estava muito à frente de seu tempo. A cintura apertada, a sensualidade, a sátira — ela é perfeita para 2021.”

PARIS, FRANCE - OCTOBER 03: Model Anok Yai wears a white du-rag, sunglasses, a black hoodie with a photograph, baggy "Made In Europe" jeans and white Yeezy Foam Runner sneakers after the Ann Demeulemeester show on October 03, 2021 in Paris, France. (Photo (Foto: Getty Images)
A modelo Anok Yai com os tênis  Foam Runner da Yeezy (Photo (Foto: Getty Images)

Os tênis Foam Runner da Yeezy

É um tênis? Um slipper? Um pseudo Crocs”? Seja o que for, as pessoas realmente estão usando o Foam Runner da Yeezy. Esta escritora viu casais com pares combinando em torno do East Village — geralmente usados com meias e moletons, não trajes profissionais. Sua popularidade reflete uma mudança mais ampla nos gostos do consumidor, especialmente entre os da Geração Z, por roupas e acessórios que são ao mesmo tempo confortáveis, reconhecíveis e excessivamente estranhos.

LONDON, ENGLAND - SEPTEMBER 20: A model walks the runway at the Chet Lo show during Fashion East at London Fashion Week September 2021 on September 20, 2021 in London, England. (Photo by Lia Toby/BFC/Getty Images) (Foto: Getty Images)
Desfile de verão de Chet Lo (Foto: Getty Images)

A blusinha estilo popcorn de Chet Lo

Falando sobre o início dos anos 2000, as blusinhas estilo popcorn voltaram em grande estilo, aparecendo nas coleções de Dries Van Noten, Marine Serre e Acne Studios. A da Chet Lo é a mais notável, no entanto. O designer londrino tem trabalhado com o material elástico e saltitante há anos, muitas vezes manipulando-o para criar pequenas pontas em vez de bolhas. A textura ligeiramente esquisita e a paleta ácida tornaram Kylie Jenner, Doja Cat e SZA fãs.

BERLIN, GERMANY - NOVEMBER 19: Mandy Bork is seen wearing green Pangaia jogger pants & Hoodie, pink Hermes bag & sneaker, Acne beanie, grey Brunello Cuccinelli con November 19, 2021 in Berlin, Germany. (Photo by Christian Vierig/Getty Images) (Foto: Getty Images)
Conjunto de moletom Pangaia (Foto: Getty Images)

O moletom com capuz da Pangaia

As escolhas de guarda-roupa de Harry Styles tendem a criar um frenesi, seja um boá de plumas ou uma blusa de moletom. Mas Pangaia não é um moletom padrão, desde seu tom rosa choque (mais um exemplo de Styles subvertendo o estilo “masculino”) à sua composição sustentável. Feito de algodão orgânico e tingido com corantes ecológicos por meio de um sistema de água reciclada, é uma das opções “aethleisure” de baixo impacto que você pode fazer. Os moletons da Pangaia se esgotaram durante a pandemia, mas a cor favorita de Styles está de volta ao estoque junto com um arco-íris nos tons kiwi, azul e tie-dye.

PARIS, FRANCE - JULY 01: Xenia Adonts wears black leather Hermes studded clogs / shoes, during the Twilly By Hermes : Launch Party In Paris, on July 01, 2021 in Paris, France. (Photo by Edward Berthelot/Getty Images) (Foto: Getty Images)
O clog da Hermès (Photo by Edward Berthelot/Getty Images) (Foto: Getty Images)

O clog da Hermès

2021 foi um grande ano para os clogs, mas nenhum foi tão cobiçado quanto o estilo de couro e madeira da Hermès. O formato ultraclássico e a marca sutil os tornaram os favoritos entre editores de moda e compradores de investimentos; muitos tamanhos ainda são difíceis de encontrar online. A bolsa Birkin continua a ser o acessório mais refinado e reconhecível da Hermès e, embora o tamanco ainda seja um item caro — um novo par sai por U$ 970, enquanto os tamanhos esgotados chegam a mais do que o dobro no The RealReal — parece quase democrático por comparação. Isso pode significar que mais itens casuais da marca de luxo serão comprados em 2022; sua nova linha de roupas esportivas é uma segunda dica.

Dua Lipa (Foto: Divulgação)
Dua Lipa usa chapéu Emma Brewin (Foto: Divulgação)

O chapéu de pele fake de Emma Brewin

Rihanna, Dua Lipa e Bella Hadid são fãs dos chapéus de pele fake de Emma Brewin, provavelmente por sua combinação entre charme e aquecimento. Em lindos tons de pistache e rosa bebê, eles são o oposto de incógnitos, implorando por atenção e preenchendo toda a moldura de uma foto do Instagram. Mulheres jovens já adotaram o visual no inverno, inspirando várias cópias em lojas de moda.

Meghan Fox (Foto: Divulgação)
Megan Fox usa cardigã Jacquemus (Foto: Divulgação)

O cardigã de Jacquemus

O visual vermelho da cabeça aos pés de Megan Fox pode ter viralizado o cardigã de frente aberta de Jacquemus, mas a malha com fecho de corrente também mostra como muitas mulheres jovens querem se vestir agora: cobertas, mas ainda sexy, com uma versatilidade fácil entre o casual e o formal.

PARIS, FRANCE - FEBRUARY 27: A guest wears Chloe boots on February 27, 2020 in Paris, France. (Photo by Kirstin Sinclair/Getty Images) (Foto: Getty Images)
Botas Chloé (Foto: Getty Images)

As botas para chuva da Chloé

As galochas raramente foram uma compra sexy, mas as botas para chuva de salto grosso da Chloé mudaram isso. Amadas pelos criadores do TikTok e pelos pedestres em cidades chuvosas, as botas resistentes se destacam em um mercado dominado por galochas tradicionais pesadas na altura do joelhos, mais botas de combate utilitárias.

HAMBURG, GERMANY - OCTOBER 14: Maike Schmitz wearing Pull& Bear shirt, ivy&oak top, Ariane Ernst jewelry, &Other Stories pants and Balenciaga bag on October 14, 2019 in Hamburg, Germany. (Photo by Jeremy Moeller/Getty Images) (Foto: Getty Images)
Bolsa City da Balenciaga (Foto: Getty Images)

A bolsa City da Balenciaga

Vamos deixar uma coisa bem clara: minha colega e previsora confiável da Vogue de tendências incomuns, Liana Satenstein (escritora de moda sênior da Vogue US), previu o retorno da bolsa City da Balenciaga em 2019. Sua ode ao estilo desleixado deu o que falar; aquela bolsa era muito boa, não era? Ela não está preparada para um retorno? Em 2021, Liana se manifestou. Vimos pessoas carregando bolsas City de todos os tamanhos e cores nas ruas de Nova York, novas e usadas. “É como o George Clooney das bolsas”, diz Liana. “Fica fabulosa com o uso. Acho que Nicolas Ghesquière a fez para sobreviver a uma guerra nuclear e ao ciclo de tendências.”

Courtesy of Press Office (Foto:  )
A plataforma da Versace (Foto: Divulgação)

A plataforma da Versace

Com salto de 15 centímetros, bico quadrado e tiras com joias nos tornozelos, as plataformas de cetim Medusa do desfile de inverno de 2021 da Versace se tornaram as favoritas de Ariana Grande, Beyoncé e Dua Lipa — mas talvez o mais importante, elas estão muito longe de serem um “sapato de quarentena”. As cores Barbie e proporções altas são alegremente exageradas, mas uma palavra sábia: se você, como nós, passou o último ano com tênis, recomendamos praticar sua caminhada antes de enfrentar as ruas com elas.

info@imaxtree.com (Foto:  )
Os óculos de sol da Off-White, apresentados no desfile de verão 2020 (Foto: Imaxtree)

Os óculos de sol quadrados da Off-White

A morte de Virgil Abloh foi tudo em que alguém conseguiu pensar por dias após a notícia de 28 de novembro. Seus designs já solicitados para a Louis Vuitton e a Off-White tornaram-se colecionáveis, e sites de revenda tiveram um grande aumento nas pesquisas. Talvez nenhum item tenha sido mais popular do que os óculos de sol Arthur quadrados da Off-White: o TheRealReal relatou um aumento de 893% nas pesquisas pela marca, com um frenesi particular por óculos de sol, que aumentou três vezes em popularidade. Aquele logotipo familiar em forma de “X” significa algo diferente agora, e aqueles que colocam as mãos provavelmente não o deixarão ir embora tão cedo.

 

Fonte: Vogue