Conheça mais sobre a modalidade de exercícios que ganhou destaque durante a pandemia

Depois de dois anos de isolamento social, as pessoas tiveram que reinventar suas rotinas para manter os hábitos saudáveis e, nesse cenário, uma modalidade de treino de caráter minimalista ganhou novos adeptos e ainda mais importância no mundo fitness: o treinamento com pesos livres.

De acordo com o educador físico Fabyo Ferreira Gomes, da Bodytech Brasília, a grande vantagem desse tipo de atividade física é que pode ser praticado em qualquer lugar, seja em ambientes fechados ou ao ar livre, e também exige zero ou pouco recurso material para realizar: “esse treino é muito indicado para quem não gosta de musculação e também para quem não quer quebrar a rotina de exercícios porque não conseguiu ir até a academia”.

Como exemplos de pesos livres, temos halteres, barras, anilhas, tornozeleiras, cabos, pulleys, med balls, fit balls, bulgarian bags, kettle bell e, o mais simples e tão funcional quanto os outros: o próprio peso corporal. “Engana-se quem pensa que não obtém resultados quando movimenta somente o corpo. É extremamente saudável, indicado para todas as idades e, a longo prazo, os benefícios são enormes”, acrescenta Fabyo.

O treinamento com pesos livres não tem restrição, podendo ser feito por pessoas que estão iniciando as atividades físicas ou para quem já está em nível avançado e, segundo o professor, exige mais coordenação motora, equilíbrio e estabilização. “É possível trabalhar uma maior amplitude em alguns movimentos, o que faz com que você trabalhe fibras musculares que não são solicitadas em aparelhos”, explica.

Confira cinco exercícios com pesos livres:

1- Agachamento com halteres

Agache segurando um halter em cada mão com a coluna reta, mantendo ombros alinhados e joelhos flexionados em ângulo de 90º. Em casa, há quem substitua os halteres por outros objetos, como alimentos embalados, garrafas d’ água, mas é importante o cuidado ao manusear qualquer peso para não sobrecarregar as articulações das mãos, por isso, é fundamental o acompanhamento de um profissional.

2- Flexão de braço

Deitado no chão, com o abdômen voltado para baixo, mantenha as mãos apoiadas no solo, alinhadas aos ombros, porém afastadas em uma largura maior que a dos ombros. Suba o corpo estendendo os cotovelos e mantendo as costas retas e o tronco alinhado. Retorne flexionando os cotovelos, mantendo somente as mãos encostadas no chão.

3- Agachamento sumô

 Com os pés afastados com a distância um pouco maior que a largura dos ombros e a ponta dos pés voltada para fora em um ângulo de 45º, agache inspirando ao dobrar os joelhos, afundando os quadris até as coxas ficarem paralelas ao chão. Não se esqueça de deixar as costas retas e volte à posição inicial.

4- Avanço com passada

Leve seu pé à frente e flexione o joelho em um ângulo de 90º. Apesar de simples, esse exercício exige a atenção de não despencar seu peso a ponto do joelho bater no chão, e que ele sempre fique alinhado à ponta do pé.

5-Burpee

É uma flexão com salto! Apoie as mãos no chão, impulsione as pernas para trás, simulando uma prancha, flexiona as pernas para frente e impulsiona o corpo para cima. A mão deve ficar colada ao chão. Sempre repetindo o movimento: pernas para trás, pernas para frente e salto.

Fonte: Divulgação