A primavera é uma época maravilhosa para estar em Londres. A estação das flores vai de março a junho e traz temperaturas amenas e dias muitos agradáveis. Os parques e jardins estão lindos e as pessoas estão mais alegres.
A partir do final de março, os dias começam a ficar mais longos no hemisfério norte e, com o sol se pondo entre 8 e 9 da noite, você pode aproveitar a cidade por muito mais tempo.
Confira algumas dicas de passeio para aproveitar ao máximo as belezas que a primavera proporciona a Londres.
A primavera no Reino Unido acontece oficialmente do dia 20 de março a 21 de junho de 2022
Passeio de barco de Little Venice a Camden Lock
Este passeio em um charmoso barco pelo Regent’s Canal é um dos nossos favoritos aqui do Londres para Principiantes. Como o barco passa pelo Regent’s Park, na primavera é possível apreciar o parque em toda sua glória! O barco nos leva até Camden, onde você poderá aproveitar os mercados.
O percurso de barco entre Little Venice e Camden Lock (eclusa de Camden) é feito em 50 minutos, e o preço da passagem para 2022 é £12. As passagens são vendidas online. Se houver disponibilidade, elas são vendidas também na hora.
Ver as plantas e tomar um chá da tarde em Kew Gardens
É impossível falar de primavera em Londres sem citar Kew Gardens – o Jardim Botânico Real. Patrimônio mundial da UNESCO, o famoso Kew Gardens possui mais de 50.000 plantas e fica apenas a 30 minutos do centro de Londres.
O parque é tão grande que possui até mesmo um trenzinho que faz paradas nos principais pontos a serem visitados. Na Temperate House, a maior estufa vitoriana do mundo, você pode conhecer 1.500 espécies de plantas raras de todos os continentes.
E por que não deixar seu passeio mais britânico com um tradicional chá da tarde? The Botanical Brasserie, um dos 6 restaurantes do parque, serve a típica refeição inglesa diariamente entre 14h00 e 16h00.
O Kew Gardens é aberto todos os dias, das 10:00 às 19:00 durante a primavera e tem ingresso pago.
Passear na Columbia Road Flower Market
O programa mais alegre de Londres em um domingo de manhã é rumar para o leste da cidade e aproveitar este simpático mercado de flores. Além das barraquinhas que vendem flores e plantas, a Columbia Road é uma rua cercada de lojas fofas, bares, restaurantes e cafés.
Fazer um piquenique no Regent’s Park
Nada mais relaxante e tão londrino do que fazer um piquenique em um dos parques de Londres. E não importa se for uma cesta gourmet do Fortnum & Mason regada a champanhe, ou um sanduba do supermercado M&S acompanhado de água mineral.
Com sua matula em mãos, nossa sugestão é rumar para o “inner circle” (parte central do parque) do Regent’s Park.
Aproveitar a vista em um Rooftop Bar
Aproveite a temperatura mais amena para conhecer um dos bares situados nas coberturas dos edifícios de Londres.
Uma das nossas sugestões é o Rooftop do The Boundary, um empreendimento que inclui restaurante, padaria, e um pequeno hotel do famoso designer Terence Conran.
Para um local com vistas de tirar o fôlego da City londrina a dica é o bar do Sushisamba, localizado no 39o andar da Heron Tower na City londrina.
Inaugurado em 2019, o The Garden at 120 é um jardim com 2.800 metros quadrados que ocupa o décimo-quinto andar do edifício One Fen Court.
Localizado na área financeira da cidade, a City londrina, o parque permanece aberto ao público durante a semana entre 10h00 e 21h00 e nos finais de semana entre 10h00 e 17h00 é totalmente gratuito. Não é preciso fazer reserva, só chegar e entrar na fila.
Andar de bicicleta
Aproveite o esquema de aluguel de bicicletas oferecido pela prefeitura de Londres e passeie pela cidade de bike. Se tiver medo de enfrentar o trânsito – e pode ser perigoso mesmo -, escolha uma rota onde o trânsito é limitado, como nos parques, nos canais e nos calçadões.
Você pode dar uma voltinha no Hyde Park, um circuito seguro e fácil que é apropriado até para crianças.
Explorar a Isabella Plantation no Richmond Park
Além de oferecer a incrível oportunidade de chegar pertinho das centenas de veados que vivem soltos pelo parque, a primavera torna sua visita ainda mais encantadora.
Dentro do Richmond Park, vale a pena conhecer a Isabella Plantation. Este jardim botânico possui três pequenos lagos, quedas d’água e diversas espécies de flora e fauna espalhados por seus 40 acres.
Com todas as suas flores desabrochando, é impossível não se encantar com sua enorme coleção de azaleias, camélias, lírios, prímulas e até mesmo morangueiros.
Durante a primavera e o verão, os portões do Richmond Park estão abertos 24 horas para pedestres, mas é importante conferir o site oficial antes de planejar seu passeio já que algumas áreas do parque podem fechar para manutenção.
Conhecer o Palácio de Henrique VIII
Que tal se sentir um rei ou rainha por um dia? Vale ressaltar que ele é o passeio perfeito para um dia ensolarado de primavera.
Além de poder percorrer os cômodos deste belíssimo palácio do século XVI, o Hampton Court Palace possui uma área verde de 60 acres repleta de jardins milimetricamente cuidados, videiras, horta e seu mundialmente famoso Labirinto de Sebes – um incrível labirinto de plantas que foi inspiração para muitos autores como Daniel Defoe e o humorista Jerome K. Jerome.
O Palácio de Hampton Court está localizado na zona 6 de Londres, e fica aberto diariamente das 10:00 às 18:00. Compre seu ingresso online e economize.
Divertir-se em um festival ao ar livre
Se você é fã de boa música, comédia ou cinema, não pode deixar de conferir a programação de eventos ao ar livre da cidade.
Pelo segundo ano, o festival Wide Awake acontece no Brockwell Park, em Brixton, sul de Londres. São dois dias de música, com destaques da música indie e outros. Dias 27 e 28 de maio.
Já nos dias 3 e 4 de junho acontece também no Brockwell Parke, o Mighty Hoopla, um festival LGBTQ+-friendly com um line up divertido.
E para os fãs de cinema, existem diversos lugares na cidade que exibem filmes aos ar livre. Um dos mais conhecidos é o Rooftop Film Club, que organiza sessões nos bairros de Peckham, Stratford e Shoreditch.
Ver muitas flores em Chelsea
Há mais de 10 anos o bairro de Chelsea promove entre suas lojas, restaurantes e hotéis, o Chelsea in Bloom, um concurso para eleger os melhores displays de flores.
O evento incentiva que o comércio da região decore suas vitrines com temas estipulados pelos organizadores.
Muita criatividade e capricho se espalham pelas ruas, atraindo visitantes de todos os lugares. Este evento é gratuito, basta se dirigir à região. A ser confirmado para 2022.
No período de 24 a 28 de maio de 2022 acontece Chelsea Flower Show, uma famosa mostra de jardinagem que conta com mais de 80 expositores, shows e opções gastronômicas. É o evento perfeito para entusiastas da jardinagem, mas os ingressos se esgotam com bastante antecedência.
Outra “tradição” da primavera é ver as cerejeiras em flor em diversos locais de Londres. Alguns lugares para ver: Parque de Greenwich, Catedral St Pauls, Regent’s Park, Kew Gardens, St James’s Park.
Fazer um brinde à primavera em um pub tradicional
Pubs são paradas obrigatórias para quem visita a Inglaterra. Mesmo que você não seja fã de bebidas alcoólicas, visitar um pub é entrar em contato com a cultura local.
E durante a primavera, os pubs ganham uma outra cara: muitos ficam enfeitados com flores em suas fachadas e boa parte deles abrem seus famosos beer gardens ou rooftops. Estes espaços a céu aberto são ideais para curtir os dias ensolarados, alguns oferecendo vistas incríveis de Londres.
Existem milhares de pubs em Londres, mas talvez o mais famoso nesta época seja o The Churchill Arms, em Kensington. É um dos pubs que mais capricha em sua decoração durante todo o ano – e não seria diferente durante a época das flores.
Não deixe de experimentar um coquetel com Pimm’s – uma bebida típica inglesa e muito tradicional no país. Essa mistura de gin e licor geralmente é servida com água tônica e frutas. Uma opção muito refrescante para os dias quentes da primavera.
Conhecer o lado B de Londres
Aproveite cada minuto desses dias ensolarados para conhecer o lado B da cidade em nossos passeios guiados temáticos guiados em português. São cinco passeios: Clássicos de Londres (cartões postais), Royal London, Pub Crawl (pubs históricos), Beatles e Rock (locais relacionados à música), Harry Potter
Fonte: Londres Para Principiantes