ROYAL CANIN® desenvolve alimento voltado à prevenção do desconforto articular em cães adultos e maduros de porte grande
Oferecer Saúde Através da Nutrição para gatos e cães é compreender que eles apresentam necessidades individuais, seja pelo porte, raça ou idade. Este é o propósito da ROYAL CANIN®, que está sempre à frente no desenvolvimento de pesquisas para identificar as necessidades específicas dos animais e lançar produtos para que eles vivam com mais saúde.
Por meio destes estudos, a marca mapeou as principais sensibilidades que podem surgir ao longo da vida dos cães, inclusive nas articulações.
Como as sensibilidades articulares afetam os cães?
Cerca de 10% dos cães tendem a apresentar problemas articulares, àquelas que, como o nome diz, atacam diretamente as articulações. O desgaste afeta de maneira significativa sua rotina e bem-estar, e geralmente tem início com o avançar da idade ou ao sofrer algum acidente que pode desencadear uma lesão articular. A médio e longo prazo, pode resultar em casos graves, uma vez que é possível ocorrer o desgaste das cartilagens do cão.
As articulações são classificadas em três grandes grupos: sinartrose (são articulações fibrosas e inflexíveis, localizadas entre um osso e outro); anfiartrose (conhecidas como articulações semimóveis, pois são flexíveis e cartilaginosas) e diartrose (articulações flexíveis). “Dos três grupos, o último representa a maior taxa de sensibilidades, afinal, os joelhos e cotovelos dos pets são constantemente acionados. Porém, problemas na articulação do quadril também podem afetar o dia a dia dos pets”, explica a Médica-Veterinária e Coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil, Priscila Rizelo.
Como é feito o tratamento dos problemas articulares em cães?
Artrite, artrose, osteoartrite, doença degenerativa articular. Enfermidades articulares em cães são caracterizadas como agudas, quando afetam o animal de forma acelerada e intensa, por isso requer tratamento desde o momento em que a doença incide até a sua cura, e crônicas, cujos sinais clínicos são menos intensos, porém contínuos. A doença crônica não possui cura imediata e pode ser controlada e retardada.
Reconhecer os sinais clínicos do cão é essencial para um diagnóstico adequado junto ao Médico-Veterinário. “Dentre os sintomas mais comuns estão dificuldade para andar, dificuldade para abaixar o corpo ou apoiar-se nas patas dianteiras, dificuldade para encontrar uma posição ao se deitar, além de mudanças de comportamento que podem indicar que o animal está passando por algum desconforto”, alerta a Médica-Veterinária. Atualmente, muitos animais de estimação também têm excesso de peso, o que exige um maior esforço adicional às articulações.
Em geral, os cães de grande porte, principalmente os mais ativos, são os que costumam apresentar sintomas de pressão adicional nas articulações. Por isso, o último lançamento da linha Nutrição Saúde para Sensibilidades Específicas de Cães da ROYAL CANIN® é indicado para cães adultos e maduros de grande porte, que pesam entre 26 kg e 44 kg.
Fonte: Divulgação