O chá da casca de jatobá é ótimo para combater a retenção de líquido e ainda turbina o sistema imune; veja como preparar
Uma árvore bem comum em alguns estados brasileiro é o jatobá. O que muita gente não sabe é que ela produz um fruto semelhante a vagens e edamame que, além de comestível, é bastante nutritivo.
Ele pode servir de alimento, para consumir in natura, e também na forma de vitamina, apresentando efeito laxante natural.
Por ser uma leguminosa, seu fruto é rico em fibras, que concede bastante saciedade para quem consome.
Dessa forma, pode ser um bom aliado do emagrecimento, já que as fibras atuam no controle da glicemia e no bom funcionamento do intestino.
Para começar, não despreze a casca. Ela serve para a infusão que ajuda a emagrecer e combater resfriados. Por apresentar uma ação expectorante, antibacteriana e antifúngica, o chá colabora para aliviar a tosse e ainda prevenir problemas respiratórios.
Não bastando isso, oferece efeito anti-inflamatório, representando um combo potente para quem sofre com asma ou bronquite.
Xô, retenção e inchaço
As vantagens não acabam aí. O chá da casca também pode auxiliar contra a retenção de líquido, devido a sua ação diurética e depurativa, o que aumenta o fluxo urinário, melhorando a eliminação das toxinas do organismo.
Por fim, a casca ainda vai ajudar a dar um boost no sistema imune, afastando as chances de você adoecer.
Veja como preparar:
Ingredientes
500ml de água
1 colher de sopa de casca de jatobá
Modo de preparo
Basta colocar uma panela e deixar ferver até borbulhar. Depois, aguarde 10 minutos e tome.
Fonte: Metrópoles