São orientações para que nenhuma pessoa “embarque” em mitos
Resumidamente, o pilates tornou-se famoso por trabalhar a conexão entre corpo e mente. Ainda assim, há quem convive com dúvida sobre a sua prática, exemplo: quais são as pessoas impedidas de praticarem pilates?
Quem sente dor pode fazer pilates?
“As pessoas com quadro de doença inflamatória aguda em tratamento, pessoas em recuperação de cirurgias recentes, casos de lesões do sistema músculo esquelético recente ainda em recuperação devem evitar atividades físicas e só devem iniciar ou retornar a prática após liberação pelo seu médico”, respondeu com exclusividade para o Sport Life o ortopedista do Hospital Santa Catarina Paulista Dr. Rodrigo Stuginski.
Então, essa colocação do doutor Rodrigo reforça que é preciso a consulta com um especialista para que o pilates não cause nenhum dano para saúde. É a recomendação que também se encaixa para qualquer exercício físico.
“Sempre que você for iniciar uma atividade física é recomendado realizar uma avaliação ortopédica, com objetivo de diagnosticar possíveis lesões previas no sistema músculo esquelético e diminuindo o risco de lesões durante a prática da atividade”, enfatizou o ortopedista.
Acréscimos sobre o pilates
“O pilates é um método que orienta a prática de exercícios buscando controle dos movimentos, fortalecimento da musculatura, consciência corporal e reeducação dos movimentos. A prática é benéfica para homens e mulheres”, detalhou Stuginski.
Melhora da resistência física, flexibilidade, do desempenho cardíaco e respiratório, auxílio na diminuição de dores crônicas relacionadas com o sistema muscular e esquelético, estímulo da consciência corporal, ajuda na correção de vícios posturais e fortalecimento dos músculos são as principais vantagens do pilates.
Quem lida com problema na coluna está apto para o pilates?
“Quem sofre por qualquer patologia na coluna pode fazer pilates desde que liberado pelo seu médico. E seguindo orientação de um profissional de educação física ou fisioterapeuta. Os exercícios realizados no pilates promovem coordenação motora, mobilidade articular, com alongamento e reforço dos músculos com baixo impacto, que são excelentes para os pacientes com patologias que acometem a coluna em geral”, concluiu o Dr. Rodrigo Stuginski.
Dado
O Google computou o registro de 288.000 páginas sobre pilates em 11 de outubro de 2009, que aumentou para 288.000.000 no ano de 2021. Sem dado oficial, a estimativa é de que 15 milhões de pessoas praticam pilates em todo mundo.
Fonte: Sportlife