Nissan Versa 2024 está mais bonito do que nunca, muito bem equipado, mas vive um casamento difícil entre motor e câmbio CVT

Beleza é algo relativo, mas todo mundo conhece uma pessoa que era feia na época da escola e, depois de alguns anos, ficou bonita. Filme americano com esse enredo também não falta. Isso pode se encaixar em várias outras situações, até no universo automotivo. O tempo fez bem para o Nissan Versa. E como fez! Principalmente na linha 2024, que acaba de chegar reestilizada ao Brasil, mas ainda sem motor turbo, algo que não acontece com os principais rivais.

Há três anos o sedã era um dos mais feios do segmento (alô, Etios!) e, mesmo com a relatividade da beleza, é difícil alguém negar. O tempo passou, o Versa mudou e chegou à linha 2024 com o visual mais ousado do que nunca. Importado de Aguascalientes, no México, o sedã continua à venda em três opções: Sense (R$ 105.190), Advance (R$ 114.290) e Exclusive (R$ 126.590), a versão deste teste. Se quiser saber qual versão tem o melhor custo-benefício, clique aqui.

Nissan Versa Exclusive, como o nome já diz, têm detalhes exclusivos em relação às outras versões do sedã  — Foto: Divulgação

No visual, o Versa 2024 abandona o formato de “V” cromado na dianteira e adota uma grade maior, na cor preta e com as extremidades prateadas, ganhando um aspecto mais ousado e agressivo, já que o sedã sempre teve um design mais conservador.

O novo logotipo da marca também está presente. Na traseira as lanternas continuam as mesmas, só há alteração na parte inferior do para-choque.

O motor não muda na nova linha: permanece o velho conhecido 1.6 aspirado de até 113 cv e 15,3 kgfm de torque. O câmbio automático CVT, que simula seis marchas, também é o mesmo. E esse é o calcanhar de aquiles do carro. Os rivais mais vendidos têm ao menos uma versão turbinada, como o Volkswagen Virtus, o Chevrolet Onix Plus e o Hyundai HB20S.

Confira abaixo a tabela com as respectivas versões turbo dos rivais, lembrando que o Virtus têm duas opções de 1.0.

Motor e câmbio

Carro Motor Câmbio
Nissan Versa 1.6 aspirado de até 113 cv e 15,3 kgfm de torque CVT
Chevrolet Onix Plus 1.0 turbo de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque Automático de seis marchas
Hyundai HB20S 1.0 turbo de até 120 cv e 17,5 kgfm de torque Automático de seis marchas
Volkswagen Virtus 1.0 turbo de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque/1.0 turbo de 128 até cv e 20,4 kgfm Automático de seis marchas
Como sempre exalto nos veículos da Nissan, o trabalho da suspensão é ótimo para encarar o dia a dia na cidade. De acordo com a marca, foi feito um leve ajuste em relação à linha 2023 com o objetivo de transferir menos ruído para a cabine.
Há também outras melhorias para o isolamento acústico: os vidros dianteiros são mais espessos e o capô recebeu uma manta especial. De fato, o isolamento é bom, mas o carro tem uma coisa, em especial, que incomoda demais: o câmbio.
Nissan Versa é conhecido por ter um bom espaço interno e de porta-malas  — Foto: Divulgação
O problema do Versa é muito mais a transmissão CVT do que propriamente o antigo motor 1.6 aspirado. Em questão de desempenho ele até que vai bem; claro que se fosse turbinado seria mais agradável, principalmente em baixas velocidades. Mas o que realmente traz desconforto é o câmbio CVT, que trabalha com rotações altas sem a menor necessidade e, mesmo com os ajustes para reduzir ruídos, consegue deixar seu desagradável som presente na cabine de forma exagerada.

Preços (somente das opões com motor turbo dos rivais)

Carro Valores
Nissan Versa R$ 105.190 a R$ 126.590
Chevrolet Onix Plus R$ 103.390 a R$ 119.090
Hyundai HB20S R$ 110.890 a R$ 126.590
Volkswagen Virtus R$ 104.390 a R$ 147.790

Fonte: Auto Esporte