Tentando unir o melhor dos veículos a combustão e elétricos, híbridos dão segurança para viagens longas e economia para o bolso
Há algumas semanas, o Inmetro publicou a edição de 2024 do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), documento que homologa os números de consumo e a eficiência energética dos carros vendidos no Brasil. Modelos com todos os tipos de combustível participam, sejam automóveis flex, a diesel, híbridos ou totalmente elétricos. Ao todo, foram 815 modelos/versões testados, de 36 marcas diferentes.
Além dos resultados em km/l, o programa de etiquetagem veicular também disponibiliza dados em megajoules por quilômetro (MJ/km). Para isso, o Inmetro dispõe de meios para a leitura do consumo energético quando o carro se desloca. Logo, quanto menor for o valor registrado, mais eficiente é o veículo. O critério de desempate na hora de classificar os modelos é o consumo urbano com etanol.
Como se não bastasse, notas são atribuídas para o desempenho de cada participante. Ganham “A” aqueles que atingem nota máxima de eficiência relativo ao segmento que integram. Na sequência, as letras do alfabeto vão seguindo até chegar ao “E”, que é a classificação mais baixa.
Vendas de elétricos e híbridos quase triplicam em um ano; veja o ranking
Como as legislações não param de se atualizar e as montadoras precisam constantemente aperfeiçoar os seus produtos, o órgão está sempre lançando atualizações dos resultados. E quando somamos isso à variação dos preços dos combustíveis, é importante ficar por dentro do assunto para planejar os gastos.
Em função disso, separamos quais são os carros híbridos mais econômicos do Brasil. Os dados são sempre com gasolina, mesmo no eventual caso de um modelo flex. O critério principal do ranking é o nível de eficiência energética, ou seja, a quantidade de Megajoule consumido por quilômetro rodado. O consumo, propriamente, serve como desempate. Veja a seguir quais são:
1) Toyota RAV4 Plug-in Hybrid (0,62 MJ/km)
- Nota: A
- 35 km/l na cidade
- 30 km/l na estrada
2) BYD Song Plus (0,65 MJ/km)
- Nota: A
- 35,6 km/l na cidade
- 27,2 km/l na estrada
3) Chery Tiggo 8 PHEV (0,67 MJ/km)
- Nota: A
- 32,7 km/l na cidade
- 27,8 km/l na estrada
4) Volvo XC60 Plug-in (0,74 MJ/km)
- Nota: A
- 28,9 km/l na cidade
- 25,9 km/l na estrada
5) GWM Haval H6 PHEV (0,75 MJ/km)
- Nota: A
- 28,7 km/l na cidade
- 25,3 km/l na estrada
6) Jeep Compass S 4XE (0,80 MJ/km)
- Nota: A
- 26,1 km/l na cidade
- 24,7 km/l na estrada
7) BMW 530e (0,80 MJ/km)
- Nota: A
- 24,3 km/l na cidade
- 26,5 km/l na estrada
8) Mini Countryman PHEV (0,80 MJ/km)
- Nota: A
- 23,4 km/l na cidade
- 27,9 km/l na estrada
9) Volvo XC90 Plug-in (0,85 MJ/km)
- Nota: A
- 24,2 km/l na cidade
- 23,3 km/l na estrada
10) BMW 330e (0,85 MJ/km)
- Nota: A
- 22,4 km/l na cidade
- 25,9 km/l na estrada
Fonte: Auto Esporte