Nova linha de baterias promete recuperar grande parte da autonomia no tempo de abastecimento de um modelo a gasolina
A GWM apresentou novas baterias para carros elétricos que podem recuperar 600 km de autonomia em cinco minutos e têm durabilidade de mais de 1 milhão de km. Alguns modelos equipados com os novos módulos poderão rodar mais de 1.000 km com apenas uma carga, garantiu a marca.
O novo conjunto é chamado de “short blade” (lâmina curta) e foi desenvolvido pela SVOLT, uma subsidiária da marca chinesa criada em 2018. As novas baterias vão equipar modelos elétricos e híbridos plug-in nos próximos anos, mas poucos detalhes foram divulgados.
Novas baterias de carros elétricos
Duas novas baterias foram apresentadas exclusivamente para carros elétricos. A SVOLT 6C é feita de níquel-cobalto-manganês (NCM) e foi dimensionada para suportar carregamentos ultrarrápidos. Ela tem versões de 100 kWh e 120 kWh e pode recuperar 600 km de autonomia em cinco minutos. Já o alcance máximo chega a 1.000 km. Atualmente, nenhum carro elétrico do mercado ultrapassou essa barreira.
A GWM também divulgou dados sobre a bateria SVOLT 5C, feita de fosfato de ferro-lítio (LFP) e exclusiva para carros elétricos. Este é um dos tipos mais eficientes disponíveis no mercado atualmente.
A subsidiária declara que o tempo de carregamento de 10% a 80% é de apenas 10 minutos, com capacidade para suportar 3.500 ciclos de abastecimento. Assim, teria vida útil de mais de 1 milhão de km. Sua produção em massa vai começar no final de 2024, garantiu a GWM.
Baterias exclusivas para híbridos plug-in
Os carros mais vendidos da GWM no Brasil, Haval H6 e GT, são híbridos plug-in (PHEV). Para este segmento, a SVOLT apresentou a nova bateria Dragon Armor PHEV 800, que também é capaz de suportar carregamento ultrarrápido de alta tensão. O destaque, porém, é a redução de até 20% do volume que o conjunto ocupa no veículo.
Este novo modelo de bateria tem capacidade que varia entre 55 kWh e 70 kWh, proporcionando entre 300 km e 400 km de autonomia. A produção dos módulos deve começar em junho de 2025 para equipar a próxima geração de carros híbridos da GWM.
Vem ao Brasil?
A GWM não detalhou se as novas baterias são aguardadas no Brasil já nos próximos anos ou quais carros devem recebê-las. O plano da marca no país se limita ao início da produção em Iracemápolis (SP) — que já teve o cronograma alterado mais de uma vez.
O plano da marca era iniciar a produção em maio deste ano. Entretanto, após o atraso, as unidades pré-série do Haval H6 sairão da linha de montagem ao longo do segundo semestre. A produção em larga escala do SUV chinês deve começar apenas em 2025.
Atualmente, a GWM vende três carros no Brasil: Ora 03, Haval H6, Haval H6 PHEV e Haval PHEV GT. Para 2025, a marca chinesa vai apostar no Tank 400 como novo rival do Toyota SW4.
Fonte: Auto Esporte