Esportivo estreia em duas versões com novo conjunto híbrido; entenda o que mudou

O novo Porsche Panamera está oficialmente no Brasil. A terceira geração do esportivo chega sem muitas diferenças no visual, mas com nova motorização híbrida e mais tecnologias. O modelo estreia em duas versões: Panamera 4 E-Hybrid e Panamera 4S. Os preços são de R$ 803 mil e R$ 922 mil, respectivamente.

Design

Só mesmo os aficionados vão notar que o novo Porsche Panamera está com um desenho mais limpo, com entrada de ar acima da placa dianteira e com os arcos dos para-lamas mais pronunciados para ostentar os novos faróis LED Matrix com 32.000 pixels.

Novo Porsche Panamera muda comedidamente, mas traz vincos e recortes mais agressivos — Foto: Divulgação

Na traseira, as lanternas foram redesenhadas, os difusores do para-choque estão maiores e o vidro está mais inclinado para reforçar a imagem esportiva. As rodas são de 21 polegadas com parafusos antifurto.

Por dentro, a estrutura da cabine com painel e console central formando um ‘T’ foi mantida. As molduras podem ser de madeira, alumínio ou fibra de carbono, mas o console traz sempre acabamento em preto brilhante.

Porsche Panamera 2025 tem central multimídia de 12,3 polegadas — Foto: Divulgação

Tal como no novo Cayenne, o seletor do câmbio foi do console central para o painel, à esquerda da central multimídia de 12,3 polegadas, que tem conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Já o quadro de instrumentos digital é de 12,6”. E há ainda head-up display, a telinha que fica na visão do motorista.

Dimensões

Falando em dimensões, o Panamera 2025 tem 5,05 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,42 m de altura e 2,95 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 430 litros.

Novo Porsche Panamera tem 430 litros de capacidade no porta-malas — Foto: Divulgação

Novo conjunto híbrido

No Brasil, o Porsche Panamera 4 E-Hybrid é equipado com motor V6 2.9 turbo de 304 cv que é combinado a um elétrico de 190 cv. Assim, a potência total é de 470 cv. Já o torque é de 66,3 kgfm. O câmbio é PDK de oito velocidades. Com esse conjunto, a versão faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e tem uma velocidade máxima de 280 km/h. Para chegar aos 200 km/h, precisa de 16,2 segundos.

A versão mais cara é equipada com a mesma motorização, mas, neste caso, o motor a combustão é mais potente: são 353 cv. Desta forma, potência e torque combinados da versão 4S são de 544 cv e 76,5 kgfm. A transmissão também é a mesma PDK de oito velocidades. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,7 segundos e a velocidade máxima é de 290 km/h.

Novo Porsche Panamera chega aos 100 km/h em 3,7 segundos na versão mais cara — Foto: Divulgação

Em ambos os casos, a bateria tem capacidade de 25,9 kWh. O tempo de recarga total em corrente alternada (AC) com 11kW é de quase 3 horas. Já a autonomia em modo elétrico, de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), é de 63 km.

Vale lembrar que, na Europa, o Panamera também é oferecido com uma motorização que mistura um motor V8 4.0 biturbo a um elétrico para entregar 680 cv e 94,8 kgfm de torque. Autoesporte, inclusive, já testou essa versão.

 

 

 

 

 

Fonte: Auto Esporte