Compacto elétrico também terá placa solar no teto que pode carregar a bateria principal

A Toyota apresentou nesta última semana o FT-Me, um conceito de carro elétrico que traz propostas inovadoras de sustentabilidade e mobilidade urbana mais acessível, incluindo pessoas com deficiência (PCDs) e jovens. Vale lembrar que, por ser um protótipo, o modelo ainda está em fase de estudos.

Inspirada pelo sucesso das soluções de mobilidade desenvolvidas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021 e Paris 2024, como veículos elétricos e puxadores de cadeira de rodas para os atletas do evento, a fabricante decidiu apostar na produção de um carro que surpreende na forma de condução, afinal, o FT-Me não tem pedais.

O novo minicarro da Toyota tem apenas dois lugares e volante em formato retangular — Foto: Divulgação Toyota

Isso significa que o modelo deverá ser controlado apenas pelo volante, que tem formato retangular inusitado. Dessa forma, pode ser utilizado por pessoas que usam cadeira de rodas, sem necessidades de adaptações em seu interior após a compra.

E o modelo não é inusitado apenas na proposta, mas também no design. O estilo traz traços futuristas e contrasta de diferentes tons de preto e branco que, de acordo com a Toyota, tem inspiração em capacetes jets — aqueles sem a proteção no queixo.

Por não possuir pedais, o FT-Me não precisa de adaptações para pessoas que usam cadeiras de rodas — Foto: Divulgação Toyota

Com menos de 2,50 metros de comprimento, o compacto possui apenas dois assentos. Uma das maiores vantagens está na hora de manobrar, pois ocupa apenas metade da vaga de estacionamento e, quando parado na transversal, preenche apenas um terço do espaço. Segundo a montadora japonesa, o FT-Me é ideal para aqueles que são recém-habilitados, incluindo condutores de 14 anos, a depender da legislação de cada país.

A proposta é similar à do Citroën Ami, apresentado na Europa em 2020. O carrinho até chegou a ser confirmado no Brasil, mas o lançamento nunca aconteceu.

Em termos de potência, os números ainda não foram divulgados. No entanto, segundo a Toyota, o veículo deve apresentar autonomia de até 100 km, com velocidade máxima de 45 km/h. Além disso, apresentará tecnologia de teto de painel de solar que pode carregar a bateria principal, o que significa a adição de 20 a 30 km de alcance por dias em ambientes urbanos.

Segundo a Toyota, o modelo teve seu design inspirado em um capacete jet — Foto: Divulgação Toyota

Outros recursos que o modelo irá oferecer são câmera de 360 graus e a substituição da chave do carro pelo próprio smartphone do usuário. Não há previsão de chegada do FT-Me no Brasil. Se for lançado na Europa, o compacto deve custar cerca de 10 mil euros, aquivalente a aproximadamente R$ 63 mil reais na cotação atual.

 

 

 

 

 

Fonte: Auto Esporte