Novidades estão sendo programadas para chegar à picape dentro da tradicional reestilização de meia-vida; nova central foi desenvolvida com o Google
Lançada no mercado internacional em 2022 e no Brasil em meados de 2023, a Ford Ranger caminha para logo mais receber novidades dentro da chamada reestilização de meia-vida. A atualização já está sendo planejada internamente e renderá à picape média ganhos importantes em design, tecnologia e conectividade. Algumas dessas novidades, inclusive, foram adiantadas recentemente pelo próprio chefe de design e digital de veículos elétricos da marca, Doug Field.
De acordo com o executivo, a caminhonete seguirá estratégia já implantada nos SUVs Expedition e Explorer, e ganhará o novo sistema de entretenimento Ford Digital Experience. O software foi desenvolvido em parceria com o Google e substituirá o Sync 4 usado atualmente. A ideia inicial era usá-lo apenas em modelos elétricos, mas os planos mudaram e um layout próprio foi criado para veículos a combustão. Além da Ranger, Mustang, Bronco e F-150 também ganharão o sistema .
Resta saber se a Ford colocará o novo sistema para rodar em telas inéditas ou se manterá as atuais. Hoje, as versões básicas usam monitor de 10,1 polegadas, enquanto as mais caras adotam uma unidade de 12 polegadas.
Direção sem as mãos no volante
Outra novidade tecnológica importante será a adoção do sistema de direção semi-autônoma BlueCruise (o mesmo já usado no Mustang Mach-E e na F-150 Lightning). O recurso é ADAS de nível 2 e permitirá que a Ranger seja conduzida sem as mãos no volante em determinadas situações. Para tanto, o software combina o controle de cruzeiro adaptativo com a assistência à manutenção na faixa, permitindo que o carro dirija sozinho em estradas com as marcas de faixa.
Visual repaginado
Os novos recursos tecnológicos chegarão à Ranger acompanhados de mudanças de design. Seguindo a receita clássica de atualizações de meio-ciclo, a picape receberá retoques no desenho do conjunto frontal (incluindo grade, faróis e para-choque) e leves revisões na traseira e laterais (arranjo das lanternas e desenho das rodas). O lançamento está programado para acontecer em 2026 em mercados da Ásia-Oceania e 2027 nas demais regiões.
E a nova geração?
Outro rumor que já circula é sobre a próxima geração. Neste caso, tudo indica que a chegada ao mercado acontecerá por volta de 2030 ou 2031. Haverá avanços técnicos significativos, principalmente em termos de eletrificação. Fala-se, inclusive, na adoção de uma inédita plataforma global desenvolvida para ser compartilhada com a próxima F-150.
Fonte: Auto Esporte