O inverno só começa no dia 21 de junho, mas as temperaturas já começaram a baixar e, com elas, a vontade de ficar em casa vem junto, cercando-se de mantas bem quentinhas e um bom filme com pipoca! Se você se identificou e também está nesse mood invernal, chegou a hora de adequar a decoração da casa para o momento. Basta adicionar tecidos quentes, como mantas, almofadas, tapetes e cortinas, que podem vir num material bem versátil e conhecido: a lã! Maxi tricô, macramê e até o knot — um tipo de almofada feita a partir de um nó, são algumas das opções fáceis e rápidas de aplicar exibidas nos ambientes a seguir.
Mantas à mão
Não tem nada mais prático do que ter uma manta por perto. No sofá, no quarto ou no home office, elas servem para aquecer o corpo e também trazem um clima de aconchego e, quando usadas em uma cor diferente, podem mudar por completo o visual da sala facilmente. Se possível, opte pelos maxi tricôs — eles têm um caimento excelente e estão em alta.
Almofada diferente
As almofadas de crochê e pelos longos são as mais tradicionais, mas já ouviu falar na knot? Nova sensação do Pinterest, esse modelo é feito a partir de um nó, dado em um tubo de lã bem grosso. Além de macias, elas trazem um certo volume ao ambiente, tornando-se uma peça de destaque.
Na parede
Use e abuse nos tecidos em todas as superfícies, inclusive nas paredes! Nestes exemplos, mantas e uma peça em macramê viraram cabeceiras e, no home office, um tapete trouxe cor e geometria ao ambiente branco. Já nesta sala de jantar, projeto do arquiteto Baptiste Legué e da designer de interiores Sandrine Place, a lã vem na forma de pompons decorando a superfície!
Cadeiras felpudas
Tem coisa mais desagradável do que, no inverno, sentir o frio nas pernas ao sentar-se numa cadeira gelada? Para evitar essa sensação, adicione peles por cima ou, caso tenha mais tempo e dedicação, aproveite para revesti-las com tecidos adequados à estação, como esta sala de jantar em que os móveis misto de lã de alpaca e algodão, da Huniford Design Studio.
Cortinas especiais
Quem prefere uma atmosfera mais delicada, um macramê certamente ficará perfeito na janela, como mostra o ambiente a seguir, da Urban Outfitters. É um tecido pouco encorpado – caso queira algo para aquecer bem, recomendamos o veludo, material que voltou à moda no décor.
Cabana chic
Até o quarto das crianças pode ser alterado para a estação sem deixar de combinar com o restante da casa! Neste ambiente, uma cabana feita com tecido e restos de madeira leves ganhou uma porção de almofadas de tricô e mantas em tons bem suaves.
Créditos: Casa Vogue