A meta é retirar 28,5 toneladas do mineral da alimentação dos brasileiros até 2022
A ingestão exagerada de sal está ligada a males como pressão alta, obesidade, problemas renais e até osteoporose. E, embora isso não seja segredo para ninguém, o brasileiro segue abusando do sódio: em média, são consumidos 12 gramas por dia do mineral, segundo o Ministério da Saúde. Para ter ideia, essa quantidade é mais que o dobro da recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 5 gramas.
Daí porque entidades de saúde têm se esforçado para fazer a população comer menos sal – seja à mesa, controlando-se no uso do saleiro, seja comendo menores quantidades de industrializados, geralmente cheios de sódio. No último dia 13 de junho, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, assinou um novo acordo com a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) para uma parceria que valerá para os próximos cinco anos.
A ideia é retirar 28,5 toneladas de sódio do prato dos brasileiros até 2022. A primeira categoria a passar por uma redução são pães de fôrma, massas instantâneas e bisnaguinhas. “É uma área importante por ser a que mais aporta sódio, portanto, sal, na alimentação da população. A parceria com a indústria é essencial para permitir uma redução de sódio na composição dos alimentos”, disse a coordenadora-geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa.
Também está nos planos da pasta e da indústria debater estratégias para baixar o teor de açúcar nos produtos. A meta é lançar, ainda no segundo semestre, o Plano de Redução de Açúcar em Alimentos Industrializados, que será parecido com o de sódio e vai envolver lácteos, bebidas adoçadas, biscoitos, bolos e achocolatados.
Luta contra o sódio
Confira a seguir as metas para tornar pães, bisnaguinhas e massas instantâneas menos prejudiciais à saúde:
Pães de forma
Meta para 2017: alcançar teor máximo de sódio de 450 mg/100g
Meta para 2018: alcançar teor máximo de sódio de 420 mg/100g
Meta para 2020: alcançar teor máximo de sódio de 400 mg/100g
Bisnaguinhas
Meta para 2017: alcançar teor máximo de sódio 388 mg/100g
Meta para 2018: alcançar teor máximo de sódio de 350 mg/100g
Massas Instantâneas
Meta para 2018: alcançar teor máximo de sódio de 1840 mg/100g
Créditos: Boa Forma