Caminhando pelo centro de Mariánské Lázně, na região oeste da República Tcheca, a sensação que se tem é de ter sido transportado magicamente no começo do século passado.
Pomposos balneários e parques floridos onde os hóspedes relaxam tomando seus copos de água mineral de uma das lendárias fontes da cidade cuja história relembra a época de seu apogeu, frequentada pelos mais importantes estadistas e artistas e que até hoje está entre as cidades balneário mais bonitas da Europa.
É difícil imaginar que há dois séculos essa região era um simples vale com bosques fechados e águas borbulhando. No entanto, quando Johann Josef Nehr, médico do mosteiro próximo de Teplá, descobriu os benefícios das águas para a saúde, não demorou para que o spa se desenvolvesse rapidamente.
Passados poucos anos, lá já frequentavam personalidades como Chopin, Strauss, Goethe, Kafka, Freud, Kipling, Edison, Twain e o rei britânico Edward 7º.
Cerca de 160 fontes emergem das cercanias do balneário e na própria cidade de Mariánské Lázně se encontram mais de 50 fontes minerais frias que dizem curar doenças dos rins, vias urinárias, inflamações nervosas, digestivas, respiratórias, pele e do sistema locomotor.
Na maioria dos spas é perfeitamente possível ser mimado por tratamentos completos e relaxar o corpo e a mente. Marienbad é famosa principalmente por belos parques, que a caracterizam e colocam entre as cidades com os mais belos jardins na Europa. Andar aqui sem ser incomodado por qualquer coisa, observar o gotejamento de água de várias fontes e nascentes, inalar o cheiro de flores e árvores floridas ou passar algum tempo tomando café e saborear os excelentes bolachas do spa, são dicas ao viajante.
Para quem gosta de história, a dica é explorar os arredores da cidade. O palácio de Kynžvart reúne uma mostra única da arquitetura clássica. Já no magnífico mosteiro de Teplá, fundado no século 12, pode-se admirar sua imponente e bela biblioteca.
Quem preferir passar o tempo livre de forma mais ativa pode visitar o campo de golfe de Mariánské Lázně, o único fora do território da Commonwealth of Nations que detém o título Royal Golf Club, título concedido pela rainha Elizabeth 2ª.
Créditos: Viagem Livre