A Mercedes-benz revelou hoje (18) a versão final de sua nova picape, a Classe X. A apresentação aconteceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, um dos países que irá fabricar o modelo a partir deste ano. A Argentina também faz parte da lista, de onde a picape será exportada para o Brasil, mas só a partir do início de 2019. Na Europa, a Classe X chega já em novembro em quatro versões e com preço inicial de 37.294 euros, o equivalente a cerca de R$ 137 mil na cotação atual e sem incluir impostos.
O visual segue de perto as versões conceito reveladas pela marca no ano passado: linhas que ressaltam as características robustas da picape em conjunto aos traços de design da linha Mercedes, especialmente na grade dianteira e nas luzes de LED. Para atender uma ampla gama de consumidores ao redor do mundo, a picape será oferecida com três diferentes estilos e uma série de elementos de customização.
Tecnicamente, a Classe X não é a primeira picape da história da Mercedes, que já produziu um utilitário com caçamba na Argentina chamado 220D Pickup em 1972, mas agora o projeto não tem status local e tem a pretensão de ser a primeira picape de luxo do mercado. Trata-se de um produto global desenvolvido em conjunto com o grupo Renault-Nissan. A mesma plataforma já deu origem às picapes Nissan Frontier 2017 e Renault Alaskan, embora cada marca tenha focado o projeto em suas particularidades.
No caso da Mercedes, o luxo ganha destaque em um produto criado pela divisão comercial e de vans do grupo Daimler AG. O resultado é um veículo que pode ser usado para o trabalho, mas tem sofisticação e atenção aos detalhes que as rivais do segmento não buscam.
A Classe X, por exemplo, tem muitos elementos da Frontier e, mesmo assim, é totalmente diferente da picape da Nissan. O acabamento é do nível esperado da Mercedes e os detalhes como saídas de ar, controle do sistema multimídia e ergonomia dos bancos são diretamente vindos da escola da marca.
A versão final da picape mede 5,34 metros de comprimento, 1,92 metro de largura e 1,81 metro de altura. Já o entre-eixos possui 3,15 metros, metragem que garante bom espaço interno para até cinco ocupantes. É uma pena que, por conta da tração integral, exista um túnel elevado na parte de trás do veículo, o que deixará o terceiro passageiro um pouco mais apertado que os demais.
Mas o tamanho da caçamba impressiona. Segundo a Mercedes, a Classe X possuirá uma carga útil superior a 1,1 tonelada e uma força de tração de até 3,5 toneladas. Mas vale dizer que a porta da caçamba é bem pesada e a trava de abertura é dura. No dia a dia, quem precisar ficar carregando e descarregando ao longo do dia, vai ter que se exercitar.
A nova picape da Mercedes será vendida com quatro opções de motorização, sendo uma a gasolina e o restante a diesel. A versão X200, a única a gasolina, será equipada com um quatro cilindros de 165 cv e 24,26 kgfm de torque, enquanto o Classe X 220d terá 163 cv e 41 kgfm de torque, e o X 250d renderá 190 cv e 45,8 kgfm de torque. O câmbio será sempre manual de seis marchas para essas opções, sendo a caixa automática de sete velocidades um opcional apenas para as versões diesel.
Já a configuração topo de linha X 350d terá debaixo do capô um motor V6 diesel entrega 258 cv e 56 kgfm de torque. De série, essa configuração terá sistema start-stop, tração integral permanente 4MATIC e o câmbio automático de sete marchas 7 G-Tronic Plus. O seletor de modos de condução, que permite ajustar a suspensão e o comportamento dinâmico da picape, será vendido como opcional.
Créditos: ALBERTO CATALDI