Muitas vezes o coração dá sinais que são sutis, difíceis de perceber e de entender. Os cardiologistas Múcio Tavares de Oliveira e Roberto Kalil explicaram no programa Bem Estar porque usar travesseiro demais, se cansar com qualquer esforço e sofrer com sapatos apertados podem ser sintomas de insuficiência cardíaca.
A insuficiência cardíaca é uma condição em que o músculo do coração fica enfraquecido e não consegue bombear a quantidade de sangue que o corpo necessita para suprir suas necessidades. Ela pode ocorrer em qualquer momento da vida, em qualquer idade e atinge 2% da população até 70 anos.
São cinco os sinais que você deve prestar atenção: sapatos que não cabem mais (inchaços nos tornozelos e pés); utilizar mais travesseiros para dormir (para compensar a dificuldade de respirar deitado causada pelo acúmulo de fluído nos pulmões); frios constantes nas mãos e pés (o corpo do paciente com insuficiência cardíaca acaba direcionando o sangue quente para o cérebro e outros órgãos vitais); tosse incontrolável e falta de ar e cansaço para atividades físicas.
Entre as causas da insuficiência estão: qualquer dano ao músculo do cardíaco, infarto do miocárdio, doenças inflamatórias do coração, Doença de Chagas, hipertensão crônica, doenças das válvulas cardíacas e doenças congênitas. O tratamento vai depender do grau da insuficiência.
Época de quê: couve-flor e coração
Os cuidados com o coração passam pela cozinha. Para isso, é preciso escolher os alimentos certos. A couve-flor é rica em ferro, cálcio, potássio, magnésio, vitaminas C, K e B5. Além disso, pode ser aliada contra doenças do coração porque é rica em sulforafano, que protege os vasos sanguíneos controlando os danos causados pelo excesso de açúcar nas células. Anote duas receitas:
Purê de couve-flor
– 1 couve-flor
– 2 folhas de louro
– 1 colher (chá) de sal
– Azeite extravirgem para refogar
– Sal para refogar
– Água para cozinhar
Descarte as folhas e a base do talo e corte a couve-flor, incluindo o talo, em pedaços médios. Transfira para uma tigela, lave bem com água e escorra. Depois, ferva a água com as folhas de louro e, em seguida, coloque os pedaços de couve-flor. Deixe cozinhar por, aproximadamente cinco minutos (até que fique bem macia). Desligue o fogo e reserve uma xícara de chá do líquido do cozimento. Descarte as folhas de louro e transfira a couve-flor sem o líquido para o liquidificador. Bata até deixar o purê bem liso e cremoso e, se necessário, acrescente, aos poucos, o líquido do cozimento reservado. Aqueça o azeite e, em seguida, acrescente a couve-flor e o sal, mexendo até ficar homogêneo.
Arroz de couve-flor
– 1 couve-flor
– Azeite extravirgem para refogar
– 1 a 2 dentes de alho
– 2 colheres de cebola picada
– 1 colher de salsinha picada
– 1 colher (chá) de sal
– 25 gramas de nozes picadas
– Água para cozinhar
Rale a couve-flor e reserve. Ferva a água e, em seguida, coloque a couve-flor ralada, deixando cozinhar por, aproximadamente, um a três minutos (até que fique bem macia). Depois de dado o tempo de fervura, escorra a água. Aqueça o azeite, refogue o alho e a cebola e, em seguida, acrescente a salsinha, o sal, a couve-flor e, por último, nozes picadas.
Créditos: Bem Estar