ONDE FICAR
Faena Miami Beach Construído dentro de um prédio art déco de 1947, onde antes funcionava o lendário hotel Saxony, o Faena é a opção mais luxuosa de hospedagem em Miami Beach. Inaugurado em 2015,  faz parte do Faena Art District, um conglomerado que envolve ainda um centro cultural, um shopping e um edifício de apartamentos residenciais. A ambientação moderna foi idealizada pelo cineasta australiano Baz Luhrmann, de Moulin Rouge e O Grande Gatsby.
W South Beach  Lindo, bem localizado e com gente jovem (e bonita) reunida, esse hotel é a cara da revolução artsy pela qual a cidade passou nas últimas décadas. Os quartos são confortáveis e os funcionários, atenciosos e agilizados. Vistosos e refrescante, vale se jogar nos drinques autorais.
ONDE COMER
Pao by Paul Qui Difícil optar entre carnes brancas ou vermelhas no cardápio do chef texano Paul Qui. Na dúvida, o melhor é pedir menus que combinam crudos e assados, com total delicadeza e ingredientes sazonais.
Klima Lugar que reúne o melhor da gastronomia catalã – com tapas apimentadas e  frutos do mar – à informalidade americana. Também tem ótima  carta de drinques.
Alter Com cozinha a cargo do estrelado chef americano Brad Kilgore, o Alter é um dos mais disputados da cidade. Seu soft egg, servido com espuma de vieira, é uma das atrações do cardápio. É bom reservar.
ONDE IR
Rubell Family Collection O acervo de arte contemporânea de Mera e Don Rubell começou a ser montado em 1964, em Nova York, e foi levado para Miami no final dos anos 1990. Em dezembro, a arte brasileira está em foco, com uma compilação de obras que remetem a projetos sociopolíticos . Outro destaque é a mostra High Anxiety, uma união de peças idealizadas por talentos emergentes.
Diana Lowenstein Gallery Em uma área onde antes funcionava uma oficina mecânica, está a galeria da argentina Diane Lowestein. O espaço recebe este mês a mostra Donde Va la Furia, da também argentina Graciella Saccro. São pinturas feitas sobre telas de seda, que retratam conflitos sociais.
Fredric Snitzer Gallery Com instalações de vários expoentes da cena contemporânea e de artistas recém-descobertos, o espaço é uma das principais galerias de Miami. Em dezembro, recebe a exposição Tropical Depression, do jovem talento Hernan Bas, pintor de 37 anos que tem a homossexualidade como tema de seu trabalho.
Pérez Art Museum Com obras de locais, como Leonardo Drew e Nancy Graves, e expoentes da arte latina, como Diego Rivera e Fernando Botero, o museu é programa imperdível. Este mês apresenta a arte cinética do argentino Julio Le Parc.

Créditos: Marie Claire