Algumas pessoas são sorteadas na loteria genética com mutações que lhes permitem fazer coisas que a maioria de nós não pode.

A ficção científica está cheia de super-heróis mutantes com dons especiais e habilidades extraordinárias. Mas, no mundo real, algumas pessoas comuns também posuem “poderes” especiais passados por seus genes.

Há algumas vantagens genéticas que atingem uma proporção muito pequena da população. Surgiram graças a mutações espontâneas, um processo natural que fica registrado no DNA das pessoas atingidas.

Da mesma forma que alguns herdam doenças genéticas, outros herdam genes que lhes dão capacidades inusitadas.

Conheça abaixo cinco exemplos de “super-poderes” que algumas pessoas possuem graças à genética.

1. Visão submarina perfeita
A não ser que você tenha genética moken, provavelmente não enxergará claramente debaixo d'água — Foto: Pixabay

A não ser que você tenha genética moken, provavelmente não enxergará claramente debaixo d’água — Foto: Pixabay

A maioria das pessoas fica com a visão embaçada ao abrir os olhos debaixo d’água. Isto não ocorre porque a água danifica nossos olhos de alguma forma, e sim por um problema físico: a densidade da água é parecida com a do tecido que forma nossos olhos. Por isto, a luz chega de forma diferente à retina.

É por isto que a maioria dos humanos só consegue enxergar direito no ar.

Mas há uma exceção: o povo moken, que habita a região do Mar de Andaman, na costa da Tailândia. A tribo é chamada de “ciganos do mar”, por passar a maior parte do ano vivendo em balsas e botes. Só vão à terra firme para reabastecimento de alguns suprimentos.